Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ANTONIO ELIDIO DA SILVA
SEDUC-CE/UECE - SEDUC-CE/UECE - Sobral - CE - Sobral - CE
Dissertação
Título
PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE TRIGONOMETRIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
Resumo
O ensino de Matemática vem se mostrando, ao longo dos tempos, uma atividade cada vez mais desafiadora. Pesquisadores e estudiosos têm exercitado suas criatividades na busca de metodologias alternativas àquelas que costumeiramente estão presentes nos livros didáticos e que, em uma situação ou outra, não respondem aos anseios dos professores e estudantes. Diante disso, esta dissertação, desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), apresenta um estudo sistemático em que procurou averiguar a estruturação dos conteúdos de Trigonometria em três livros didáticos e diversos trabalhos dissertativos, ou artigos periódicos, com metodologias alternativas, como atividades prático-teóricas, uso de aplicativos matemáticos que favoreçam o processo de ensino de Funções Trigonométricas. Assim, essa pesquisa teve como questão norteadora: quais as contribuições que a literatura científica tem apresentado para o ensino de Trigonometria? Para responder esse questionamento, buscou-se observar, em variados trabalhos, as metodologias alternativas para o processo de ensino. Diante do exposto, o objetivo geral foi investigar as contribuições da literatura científica para o ensino de Trigonometria, tendo como objetivos específicos: a) destacar as contribuições da história do ensino de trigonometria; b) verificar os tipos de abordagens metodológicas sobre o ensino de Trigonometria e c) identificar as produções (dissertações e artigos) da literatura científica que podem contribuir para ensino de Trigonometria. O trabalho foi desenvolvido, inicialmente, pela observação e análise de três livros didáticos, observando sua estruturação quanto aos conceitos, metodologia, e aplicabilidade. Posteriormente, realizou-se uma revisão sistemática de quatro dissertações que tratam do tema ensino de Trigonometria e suas contribuições para o processo de ensino e aprendizagem. Nas considerações, concluiu-se a existência de uma gama de procedimentos metodológicos, cabendo aos educadores matemáticos se apropriarem dessas alternativas
[Download TCC]