MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: ANTONIO RUBENS PEREIRA MARTINS

SEDUC-CE/UECE - SEDUC-CE/UECE - Sobral - CE - Sobral - CE

Dissertação

Título
ENGENHARIA DIDÁTICA: O DESENVOLVIMETO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO POR MEIO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS APLICADAS NA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA NO ENSINO MÉDIO
Resumo
Este trabalho acadêmico apresenta uma pesquisa realizada através de aplicações que oportunizam o desenvolvimento do pensamento algébrico por meio de sequências didáticas aplicadas na resolução de situações-problema no ensino médio. A abordagem metodológica utilizada para a pesquisa, é baseada em reflexões sobre o ensino e aprendizagem da álgebra, desde a sua fase introdutória a níveis mais avançados, com estruturas abstratas mais complexas. A pesquisa foi executada envolvendo um grupo de alunos do 1º Ano D, do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Profissional Francisca Maura Martins, do município de Hidrolândia – CE, usando todos preceitos metodológicos da Engenharia Didática em conjunção com a Teoria das Situações Didáticas – TSDs. Com base nas concepções de álgebra generalizada de Usiskin (1995), o trabalho busca desenvolver o pensamento algébrico por meio de sequências didáticas, envolvendo expressões algébricas de estruturas simples, como equações e sistemas de equações, seguidas de aplicações dessas estruturas, na resolução de situações-problema, em que procurou-se verificar o conhecimento algébrico destes conteúdos, bem como, verificar os principais erros cometidos por esse grupo de aprendizes. O trabalho foi estruturado levando-se em conta a metodologia seguida pela Engenharia Didática e suas etapas, que são: análises preliminares, concepção e análise a priori, experimentação e análise a posteriori e validação. A metodologia de ensino, fundamentada dentro de uma perspectiva de construção na Teoria das Situações Didáticas, organizada conforme a Teoria de Análise do Conteúdo – TAC, desenvolvida por Bardin (2016), apresenta situações de ensino que, diante de conclusões obtidas a partir de resultados apresentados na realização de atividades elementares, condições para o desenvolvimento do pensamento algébrico, despertando habilidades na compreensão de situações abstratas e, automaticamente, alcançando conclusões satisfatórias em sua solução. O processo ocorreu, sempre, buscando provocar transformações no pensamento algébrico e, consequentemente, despertando mais empenho no desenvolvimento de operações de cunho algébrico e resolução de problemas.
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