Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: FABIO GOMES DE LIMA
SEDUC-CE/UECE - SEDUC-CE/UECE - Sobral - CE - Sobral - CE
Dissertação
Título
DESIGUALDADES MATEMÁTICAS: UMA PROPOSTA DE ENSINO NA PERSPECTIVA DO NOVO ENSINO MÉDIO
Resumo
Este trabalho apresenta um Produto Educacional Produto Educacional (PE), voltado para o ensino de desigualdades matemáticas na última etapa do ensino básico, considerando o atual momento de reestruturação curricular à luz do Novo Ensino Médio Novo Ensino Médio (NEM), Lei N° 13.415/2017 e às diretrizes da Secretaria da Educação do Ceará SEDUC-CE. Serão abordadas, desigualdades: triangular, entre as médias, Cauchy-Schwarz, Bernoulli e Jensen, no formato de unidades curriculares eletivas, a serem potencialmente inseridas no catálogo de eletivas da SEDUC-CE e ministradas nas escolas de Ensino Médio em Tempo Integral do Ceará. Os fundamentos teóricos utilizados, se baseiam, fortemente, na Zona de Desenvolvimento Proximal Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) de Lev Semionovitch Vigotski e na teoria de resolução de problemas de George Polya. Este trabalho ficará à disposição dos professores, para utilização em sala de aula, como material de apoio, uma vez que, reúne uma teoria acessível e uma quantidade considerável de problemas resolvidos.
[Download TCC]