Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: JOAO PAULO PRADO ALMEIDA
SEDUC-CE/UECE - SEDUC-CE/UECE - Sobral - CE - Sobral - CE
Dissertação
Título
Análise das políticas públicas educacionais e suas associações no ensino de Geometria: um estudo a partir do desempenho dos estudantes de Sobral-CE no ENEM 2022.
Resumo
O estudo da Geometria desempenha um papel de extrema importância na formação educacional, não apenas pelo seu valor intrínseco como disciplina matemática, mas também por sua relevância prática no mundo real. A Geometria oferece uma perspectiva única para entender as relações espaciais entre objetos e a forma como eles interagem no nosso cotidiano. Além disso, ela desenvolve habilidades essenciais, como o raciocínio lógico, a resolução de problemas e a visualização, que têm aplicações em várias áreas, desde a engenharia e arquitetura até as ciências naturais e tecnologia. Esse conhecimento se faz presente ao decorrer do ensino médio e costuma ser cobrado em diversas avaliações, como por exemplo, no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que é a principal forma de ingresso no Ensino Superior. Visto isso, este estudo tem como objetivo enfatizar a relevância do ensino de Geometria no contexto educacional brasileiro. Será feito um resgate histórico de políticas públicas educacionais brasileiras que trazem a Geometria como foco. Além disso, será quantificado a presença de questões de Geometria nas edições do ENEM de 2013 a 2022. Por último, a partir dos microdados disponibilizados pelo ENEM, será apresentado a média de acertos nas questões envolvendo os conteúdos de Geometria nos cadernos de provas de Matemática da edição do ENEM de 2022, como também a média do município de Sobral-CE. Esta pesquisa utiliza uma abordagem hipotético-dedutivo, combinando métodos qualitativos e quantitativos, e baseia-se em procedimentos de pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados apontados nesta pesquisa indicam uma boa quantidade de questões envolvendo os conteúdos de Geometria, revelando que elas compõem uma parte substancial das provas de Matemática do ENEM. Acredita-se que o incentivo a novas políticas públicas educacionais, em especial aquelas que fornecem formação continuada aos professores, possam aprimorar o ensino de Geometria e a aprendizagem dos estudantes.
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