Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: JOAO VANDERLE ALMEIDA FILHO
SEDUC-CE/UECE - SEDUC-CE/UECE - Sobral - CE - Sobral - CE
Dissertação
Título
ENGENHARIA DIDÁTICA E SEQUÊNCIA FEDATHI: UMA PROPOSTA DE ENSINO DA MATEMÁTICA FINANCEIRA PARA O ENSINO MÉDIO
Resumo
Questões envolvendo dinheiro tendem a trazer preocupação para algumas pessoas e tranquilidade para outras. Dependendo das decisões tomadas dentre as variadas situações vivenciadas, as pessoas podem ser levadas a tomar dinheiro emprestado quando sua renda não for suficiente para cobrir suas despesas, ou mesmo, se bem administrado, parte do dinheiro pode ser destinado para investimentos, promovendo aumento da renda e aumento de patrimônio. Nas operações de empréstimos ou investimentos ocorrem a incidência de juros compostos e conhecer seus efeitos são decisivos para uma vida de abundância ou de escassez. Isso faz da Matemática Financeira um conteúdo ao qual todos os alunos deveriam ser apresentados, com garantia efetiva de aprendizagem. Temos por objetivo geral investigar as contribuições que a Sequência Fedathi e a Engenharia Didática oferecem para a aprendizagem de juros compostos por alunos do Ensino Médio. Utilizando a Sequência Fedathi e suas etapas (tomada de posição, maturação, solução e prova) apresentamos um modelo de interação da relação professor-aluno no processo de ensino e aprendizagem, a partir da proposição de situações-problema retiradas de edições do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), envolvendo tópicos de Matemática Financeira. Quanto à metodologia, utilizamos a Engenharia Didática, que é caracterizada pela criação de um ambiente de pesquisa que contribui para a organização da ação docente e propicia a formação do pensamento criativo dos alunos. No decorrer desta pesquisa, desenvolvemos as duas primeiras fases da Engenharia Didática – análise preliminar e a priori –, em que propomos cinco situações-problema como subsídio ao ensino de juros compostos. O conhecimento sobre as produções acadêmicas e científicas sobre o tema é de fundamental importância, a fim de descrever o cenário atual de seu ensino. Por esta razão apresentamos uma Revisão Sistemática de Literatura, que conta com a análise de trabalhos acadêmicos selecionados sob critérios que estão de acordo com os objetivos que se deseja alcançar com esta pesquisa. Como perspectiva futura, espera-se que as situações propostas possam ser experimentadas, avaliadas e validadas, dando continuidade a esta engenharia por docentes de Matemática do ensino Médio, em estudos posteriores.
[Download TCC]