Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: PAULO ROBSON RODRIGUES DE BRITO
SEDUC-CE/UECE - SEDUC-CE/UECE - Sobral - CE - Sobral - CE
Dissertação
Título
DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO COM O USO DO SUDOKU NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
Resumo
A presente pesquisa de cunho teórico-bibliográfico visa trazer maior conhecimento acerca dos benefícios do ensino do uso do jogo Sudoku na didática de professores de matemática e suas técnicas direcionadas ao melhoramento do raciocínio lógico dos alunos. Com isso, objetiva-se investigar a contribuição que o uso do jogo Sudoku desenvolve em sala de aula para o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático na educação básica por meio de uma revisão sistemática de literatura. O ponto diferenciador de nosso trabalho é a questão de percebemos que uma das grandes dificuldades enfrentadas pelos alunos, que acabam refletindo em seu desempenho, é atribuída ao déficit do raciocínio lógica, que é visto como uma habilidade essencial para o aprendizado mais eficaz em Matemática e que presencia ser trabalhado para que seja potencializada. Para sua execução foram revisados cinco artigos no recorte temporal de 2015 a 2022, que focam especificamente nesta temática, pesquisados nas seguintes bases de dados: Google Acadêmico, Science Direct, CAPES e Wiley Online Library. O raciocínio se desenvolve por meio de um processo argumentativo, para se chegar a uma conclusão partindo de premissas e seguindo regras definidas para pesquisar fatores nos artigos selecionados. Dessa forma, pretende-se verificar se as inferências trazidas são válidas ou não válidas nos estudos. Conta-se com os seguintes autores, Paula Adamo Idoeta (2018); Francisco da Silva Borba (2011); Paul Kleiman (2014); Patrícia Thomasio Quinelato (2015); Patrícia Thomasio Quinelato (2015); Osvaldo Antônio Ribeiro Junior (2019); Renata Gaspar da costa (2019), Bestoni Cristiano (2017); Guilherme Bernadino da Cunha (2017); Patrícia Rodrigues Fortes (2017); Fernando Marciano de Almeida (2019); Janaína Rodrigues Feijó (2019); Felix Díaz (2011), dentre outros que dialogam sobre o mesmo assunto. Desta pesquisa chega-se nas considerações de que realmente o jogo Sudoku é uma atividade que estimula o desenvolvimento da raciocínio lógico, foram bem aceitas por uma parcela dos alunos, mas que, seja um recurso dinâmico, que não exige domínio de habilidades técnicas matemáticas, observamos as mesmas reações de desestímulo e desinteresse com o jogo por partes dos alunos assim como se presencia na aulas de Matemática. Não se sabe o impacto que esse jogo teria a longo prazo, já que as pesquisas foram pontuais e de observações apenas iniciais, não se observando intervenções diante das observações adquiridas.
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