MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: ANTONIA EDVANIA FERNANDES ANTUNES

SEDUC-CE/URCA - SEDUC-CE/URCA - Juazeiro do Norte - CE - Juazeiro do Norte - CE

Dissertação

Título
Uma Análise do Teorema de Pitágoras em Livros Didáticos à Luz da BNCC
Resumo
O Teorema de Pitágoras estabelece relações entre os lados de triângulos retângulos e tem sido amplamente utilizado ao longo da história. Este estudo analisou a forma como o teorema é abordado em livros didáticos, com foco na sua adequação à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O objetivo deste estudo foi avaliar como o Teo- rema de Pitágoras é apresentado em livros didáticos aprovados no Plano Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), considerando sua conformidade com a BNCC. A pesquisa utilizou uma abordagem de pesquisa bibliográfica, analisando um livro apro- vado no PNLD 2020 para o Ensino Fundamental – Anos Finais e outro do PNLD 2021 para o Ensino Médio, com ênfase nos capítulos relacionados ao Teorema de Pitágoras. As obras foram avaliadas à luz da BNCC para identificar lacunas e oportunidades de melhorias. Durante a análise, notou-se a ausência de atribuição de autoria às demons- trações do Teorema de Pitágoras nos livros didáticos. Além disso, foram identificados pontos em que a BNCC poderia ser mais efetivamente incorporada, incentivando a in- clusão de atividades que façam o uso de recursos digitais, materiais lúdicos e aplicações práticas do teorema. As recomendações deste estudo visam não apenas aos livros didá- ticos, mas também ao enriquecimento do repertório dos professores de Matemática na Educação Básica. Essas sugestões buscam promover um ensino mais dinâmico e con- textualizado do Teorema de Pitágoras, alinhado aos princípios da BNCC e às demandas da educação contemporânea. Essas implementações têm o potencial de fortalecer as habilidades matemáticas dos alunos e proporcionar uma educação mais envolvente e eficaz.
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