MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: THIAGO DE CARVALHO OLIVEIRA

SEDUC-CE/URCA - SEDUC-CE/URCA - Juazeiro do Norte - CE - Juazeiro do Norte - CE

Dissertação

Título
JOGO SUDOKU: FERRAMENTA EXTRACURRICULAR PARA PROFESSORES DE MATEMATICA DO ENSINO BASICO
Resumo
Por multie o ai este atlar se da Bita, em de desa sant aula com certo bloqueio à disciplina. Pensando nisso, a fundamentação teórica da pesquisa apresenta estudos realizados por Lorenzato (2006), Carcanholo (2015), Santos JR (2021) e outros grandes pensadores sobre o ensino de Matemática, bem como os motivos que contribuem para a baixa aprendizagem e estratégias para reduzir a problemática em questão. Conhecendo essa realidade e acreditando na relevância de um ensino desvinculado, parcialmente do tradicional, o presente trabalho teve como objetivo produzir uma ferramenta extracurricular que contribuísse para a prática docente de Matemática. Para isso, foi sugerido o uso do jogo Sudoku em sala de aula, considerando que a prática desse puzzle desenvolve muitas habilidades nos praticantes. Dessa forma, fora disponibilizado um material seguido de orientações para a execução de um Campeonato de Sudoku escolar, visando agregar aprendizagem e experiência com a prática do jogo. Porquanto, no tocante a aplicação do jogo Sudoku nas aulas de Matemática, foram analisadas e discutidas pesquisas realizadas pelos autores Oliveira (2014), Santos & Vasconcellos (2018) e Ribeiro Junior, Costa e Andrade (2019), com os públicos-alvo, respectivamente, uma turma do 1° ano do Ensino Médio do curso técnico em Administração de Empresas, uma turma do 3º ano do Ensino Médio e duas turmas do 9º ano do Ensino Fundamental de tempo integral. As pesquisas mostraram que o jogo foi bem aceito pelos estudantes, sendo uma maneira de aproximá-los à Matemática, pois despertou o interesse dos praticantes, e, por fim, os pesquisadores ressaltaram que os objetivos desejados foram alcançados. Nesse sentido, com as análises realizadas, o estudo conclui que a aplicação de jogos educativos como o Sudoku, no ambiente escolar, contribui para aprendizagem dos alunos, facilitando a compreensão de conceitos matemáticos na tomada de decisões, no fortalecimento da memória, na criação de estratégias e no desenvolvimento do raciocínio. Além do mais, essa atividade melhora a didática do professor, apresentando ao estudante um estudo mais prazeroso, dissociado de um ensino habitual.
[Download TCC]