MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: IGOR MARINHO FEITOSA

UNIVASF - Universidade Federal do Vale do São Francisco - Juazeiro - BA

Dissertação

Título
FRAÇÕES: UMA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS E A UTILIZAÇÃO DA ENGENHARIA DIDÁTICA COMO UM RECURSO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM
Resumo
Este trabalho teve como objetivo verificar contribuições de uma proposta de ensino de frações com o uso da engenharia didática para alunos do primeiro ano do ensino médio de um instituto federal, localizado na cidade de Caracaraí, no estado de Roraima. Para isso, foi realizada uma análise da apresentação do tema em alguns dos principais livros didáticos de matemática do ensino fundamental adotado nas escolas da educação básica, em seguida foi proposta, por intermédio de recursos da engenharia didática, uma sequência didática abordando o estudo das frações. A sequência didática foi aplicada em 3 turmas, do primeiro ano, de cursos técnicos integrado ao ensino médio, buscando identificar os pontos de dificuldades ainda existentes sobre tal conteúdo, visto que, embora seja uma assunto bastante abordado no ensino fundamental, muitos alunos ainda tem dificuldades, refletindo na compreensão de outros conteúdos. Sobre a análise dos livros didáticos, buscamos comparar a forma abordada do conteúdo com o que é indicado pelos parâmetros curriculares nacionais e, ainda, tomar como referência os autores Toledo e Toledo (1997), Van de Walle (2009) e Bertoni (2009). Por fim, com a aplicação da sequência didática, verificou-se que é possível, utilizando como recurso metodológico a Engenharia didática, fazer com que os alunos aprendam de forma efetiva a trabalhar e resolver problemas envolvendo frações, além de sanar dificuldades e preencher algumas lacunas ainda existentes.
[Download TCC]