Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ABIMAEL MENDES DE CARVALHO
IFPI - Instituto Federal do Piauí - Floriano - PI
Dissertação
Título
O POTENCIAL DOS JOGOS COMO MEDIADORES DO ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
O estudo propôs investigar o uso de jogos matemáticos no Ensino Médio, com o objetivo de verificar sua efetividade na aprendizagem dos alunos. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o tema, bem como uma pesquisa de campo com alunos de uma escola pública. Os resultados indicaram que os jogos Matemáticos podem contribuir significativamente para a aprendizagem dos alunos, promovendo a compreensão dos conceitos matemáticos, o desenvolvimento do raciocínio lógico e o engajamento dos estudantes nas atividades escolares. No entanto, é necessário ter em mente que o uso dos jogos Matemáticos no ensino não é uma solução mágica e isolada para os problemas educacionais. É fundamental que os professores saibam utilizar os jogos como ferramenta de ensino, e não como um entretenimento sem propósito pedagógico. Assim, esta pesquisa conclui que os jogos matemáticos podem ser uma estratégia eficaz para o ensino da matemática no ensino médio, desde que haja uma reflexão cuidadosa sobre sua utilização e uma abordagem pedagógica adequada por parte dos professores.
[Download TCC]