Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: AIRTON JOSE DE SOUSA
IFPI - Instituto Federal do Piauí - Floriano - PI
Dissertação
Título
O ENSINO DA GEOMETRIA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO/METODOLOGIA DA ALTERNÂNCIA: UMA EXPERIENCIA COM A MODELAGEM MATEMÁTICA
Resumo
Essa investigação tem por objetivo avaliar o desempenho dos estudantes, das escolas do Campo/Pedagogia da Alternância, em geometria por meio de atividades de modelagem matemática. Além disso buscou conhecer o perfil dos professores e alunos, assim como suas concepções acerca do ensino da geometria e a atuação docente dos professores das Escolas Famílias Agrícolas Dom Edilberto (EFADEs). Optou-se por uma pesquisa mista, utilizando questionários (aplicados por meio da plataforma Google Forms) direcionados aos professores das escolas investigadas e seus alunos. Atividades de modelagem matemática foram usadas como instrumento de produção de dados, com uma turma do terceiro ano do ensino médio sendo o sujeito deste estudo. A análise dos dados revelou que, embora a Pedagogia da Alternância favoreça uma maior contextualização dos conteúdos geométricos, ainda há desafios significativos relacionados à atuação docente dos professores em diferentes disciplinas. Os resultados indicam que a geometria é considerada um conteúdo de difícil assimilação por muitos alunos, especialmente em relação às transformações geométricas, no entanto, também revelam uma valorização desta área de ensino. Assim, é essencial promover uma educação significativa para esses alunos, utilizando metodologias que os tornem sujeitos ativos na construção do conhecimento. O uso de metodologias ativas, como a modelagem matemática, mostrou-se eficaz em aumentar a motivação e o envolvimento dos estudantes, contribuído de forma positiva para o processo de ensino aprendizagem. As atividades práticas ajudaram a tornar o conteúdo mais acessível e relevante, promovendo uma melhor compreensão do conteúdo trabalhado. Esse impacto foi observado por meio da análise comparativa estre os resultados obtidos no pré-teste e no pós-teste.
[Download TCC]