Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ALEX DOS SANTOS SALAZAR
IFPI - Instituto Federal do Piauí - Floriano - PI
Dissertação
Título
APRENDIZAGEM ATIVA EM MATEMÁTICA NO ENSINO BÁSICO MEDIADA PELA ROBÓTICA EDUCACIONAL
Resumo
O ensino da matemática apresenta desafios particulares que exigem habilidades pedagógicas específicas por parte dos educadores. Uma das principais dificuldades enfrentadas está relacionada à percepção negativa que alguns alunos têm em relação à disciplina, considerando-a difícil ou pouco acessível. Superar essa barreira inicial requer estratégias criativas para tornar os conceitos matemáticos mais tangíveis e interessantes, de modo a despertar o engajamento e o interesse dos estudantes. A diversidade de estilos de aprendizagem e ritmos individuais dos alunos em uma sala de aula de matemática é outro desafio significativo. Alguns alunos podem necessitar de abordagens mais visuais, enquanto outros respondem melhor a métodos práticos. Adaptar o ensino para atender a essa variedade de necessidades exige uma diferenciação pedagógica cuidadosa por parte dos professores, o que pode ser logisticamente desafiador em turmas numerosas. Nesse contexto, o presente trabalho buscou investigar como a robótica educacional pode ser utilizada como uma ferramenta para motivar alunos no processo de aprendizagem de matemática, identificando as principais habilidades matemáticas que podem ser desenvolvidas por meio da utilização da robótica educacional, verificando os impactos da utilização dessa metodologia na aprendizagem dos alunos, mostrando os desafios e limitações da implementação dessa ferramenta no ensino de matemática, além disso, propor estratégias para superá-los, contribuindo para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras e efetivas para o ensino de matemática, por meio da utilização da robótica educacional. Para atingir esses objetivos, a dissertação propôs um estudo de caso em uma escola de ensino fundamental, com alunos do 9º ano, na Escola Luis Martins de Araújo, em Antônio Almeida-Pi. Foi realizadas observações com os alunos, além da aplicação de questionários para avaliar a percepção dos alunos em relação à utilização da robótica educacional no ensino de matemática.
[Download TCC]