MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: ANA JESSICA RIBEIRO ANJOS

IFPI - Instituto Federal do Piauí - Floriano - PI

Dissertação

Título
DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS FINANCEIRAS POR MEIO DA MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
Atualmente, observa-se que grande parte da população brasileira está endividada e com problemas em suas finanças. Logo, ao possibilitar uma proposta de ensino curricular, que tem por objetivo investigar o impacto da modelagem matemática no ensino de competências financeiras na educação básica, analisando seu efeito no desenvolvimento das habilidades financeiras dos alunos, sua motivação para aprender matemática e sua capacidade de aplicar conceitos financeiros em situações do cotidiano, esperamos contribuir para a melhoria desse quadro de endividamento e desconhecimento de conceitos básicos em finanças, tornando nossos estudantes cada vez mais conscientes de suas atitudes financeiras. Este trabalho tem como finalidade mostrar a importância do estudo, indo além do ensino de Matemática como uma matéria básica do currículo escolar. Buscamos conscientizar nossos estudantes sobre Educação Financeira por meio de modelos matemáticos e conceitos básicos. Assim, iniciamos o projeto conhecendo a história da Matemática financeira, seguida de uma análise sobre Educação Financeira, onde veremos diversas fontes de estudo. Conheceremos ainda grandes contribuidores do uso da Modelagem Matemática em sala de aula e ainda a importância da utilização de jogos no processo de ensino. Por fim, discutimos alguns modelos matemáticos que podem ser aplicados no assunto em questão. Aprimorar as aulas de matemática no Ensino Básico é um desafio que traz diversos efeitos positivos, pois percebe-se inúmeras contribuições significativas após a aplicação do projeto, como o desenvolvimento de uma compreensão mais profunda das questões financeiras. A gestão financeira está presente em diferentes contextos sociais, e a aprendizagem é influenciada por diversos fatores externos. Portanto, essas atividades vão além da formação acadêmica, pois também contribuem para a formação cidadã dos alunos.
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