MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: EDINHO FERREIRA PIRES

IFPI - Instituto Federal do Piauí - Floriano - PI

Dissertação

Título
GEOMETRIA PLANA NO DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO MATEMÁTICO: UM ESTUDO REALIZADO EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo identificar e analisar o papel do ensino de Geometria Plana no desenvolvimento do letramento matemático em alunos do ensino básico, com ênfase nas escolas da rede pública. A metodologia abrange uma revisão bibliográfica sobre o ensino de Geometria Plana, letramento matemático, BNCC, Matrizes de Referência do PISA, Prova Brasil, materiais concretos e modelagem matemática. A pesquisa foi conduzida em turmas do 9º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública, iniciando com a coleta de dados dos alunos através de um teste inicial. Em seguida, foram realizadas atividades pedagógicas incorporando materiais concretos e técnicas de modelagem matemática. Os alunos foram avaliados novamente por meio de um teste final, observações e participação nas atividades teóricas e práticas desenvolvidas. Os questionários aplicados buscaram avaliar o nível de letramento matemático dos alunos e captar suas percepções sobre o ensino de Geometria Plana. Os resultados destacaram a importância do ensino dessa disciplina no desenvolvimento do letramento matemático, revelando a existência de lacunas na compreensão e aplicação dos conceitos geométricos pelos alunos na resolução de problemas. Os resultados revelaram que, após as atividades pedagógicas utilizando materiais concretos e modelagem matemática, os alunos melhoraram seus desempenhos na resolução de problemas envolvendo os conhecimentos sobre Geometria Plana, evidenciados pelas comparações de suas notas nos testes inicial e final. A partir deste estudo podemos contribuir para o debate acadêmico sobre a relevância do ensino de Geometria no contexto escolar, enfatizando a necessidade de estratégias de ensino eficazes.
[Download TCC]