Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: FRANCISCO EDIVALDO DE MOURA
IFPI - Instituto Federal do Piauí - Floriano - PI
Dissertação
Título
JOGANDO E APRENDENDO: ESTRATÉGIAS LÚDICAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH)
Resumo
Resumo. Esta Dissertação de Mestrado tomou por objeto temático a questão neuropsicológica
do Transtorno Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH em alunos das séries iniciais do
Ensino Fundamental, especificamente aborda as estratégias lúdicas no ensino de matemática
para crianças com TDAH. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar exemplos de contribuição
dos jogos matemáticos, enquanto recursos didáticos e enquanto materiais de desenvolvimento
de habilidades humanas para a aprendizagem no ensino fundamental em seu triênio inicial de
estudantes com TDAH. A pesquisa se assume como estudo de caso com fundamentação
bibliográfica, com o levantamento de diferentes publicações sobre a ludicidade matemática no
Ensino Fundamental e sobre as atenções ao público estudantil com TDAH. No estudo de caso
realizamos um trabalho investigativo com duas crianças, 1º ano e 2º ano do ensino fundamental,
em uma escola da rede municipal de ensino de Aroeiras do Itaim/PI. A partir das investigações
pelo manejo dos percursos metodológicos, reafirmou-se a importância de a escola dinamizar as
estratégias pedagógicas em favor das pessoas que possuem deficiências neuropsicológicas, a
exemplo das crianças com TDAH. Também constatamos os ganhos cognitivos e interativos
dessas crianças nos tratos com jogos matemáticos enquanto recursos de aprendizagem e de
ludicidade.
[Download TCC]