MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: LEONARDO LOPES MARTINS DIAS

IFPI - Instituto Federal do Piauí - Floriano - PI

Dissertação

Título
O USO DA MATEMÁTICA FINANCEIRA PARA DECISÕES CONSCIENTES EM EMPRÉSTIMOS E FINANCIAMENTOS: UM ESTUDO REALIZADO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
A Matemática Financeira pode ser uma ferramenta valiosa para ajudar as pessoas a tomar decisões financeiras mais informadas e conscientes. No entanto, muitas pessoas têm dificuldade em compreender conceitos financeiros complexos, como juros compostos, taxas de juros, amortização e outros cálculos financeiros. Assim, este estudo tem como objetivo investigar as possíveis contribuições do ensino de Matemática Financeira, focado na parte de empréstimos e financiamentos, no processo ensino-aprendizagem com alunos do Ensino Médio no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPI), na cidade de Floriano-PI. No ensino de Matemática Financeira na educação básica existem muitas lacunas para serem resolvidas e há uma grande necessidade de utilização de novas ferramentas inovadoras e motivadoras na prática do professor de matemática que atraia a atenção, estimule e que tenha sentido para os alunos desse público, visto que é um assunto de grande relevância. Acredita-se que a explanação de situações cotidianas ajuda bastante a compreensão do conteúdo, pois os alunos irão aprender os conteúdos de forma dinâmica. A pesquisa foi realizada com a utilização de questionário aplicado aos alunos, realização de rodas de conversa e oficinas. Todas essas ações ocorreram em quatro encontros. Como material para sua aprendizagem recorreu-se a Excel, Photmath, calculadora do cidadão e calculadora HP-12C, para atividades práticas e simulações. Os resultados da pesquisa evidenciaram que os alunos utilizando ferramentas auxiliares apresentou um índice de acertos de 72%, comparados a 46% com recursos tradicionais, indicando um avanço significativo em sua aprendizagem. Evidencia-se, assim, a importância de estratégias de ensino mais práticas e aplicadas utilizando ferramentas auxiliares para transformar o processo de aprendizado em Matemática Financeira. O progresso alcançado foi notável, mostrando que os alunos têm grande potencial de aprendizagem desde que o ensino seja prático e participativo, colocando estes no centro do processo de ensino e aprendizagem. Quanto as oficinas, os estudos, apresentam e compreenderam a importância educação financeira, ajudando a compreender aquilo que está relacionado à economia. Os alunos mostraram-se bastante participativos nas atividades realizadas, demonstrando interesse pelos instrumentos usados como facilitadores da aprendizagem.
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