Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: LUCIO JOAO LEAL BARROS
IFPI - Instituto Federal do Piauí - Floriano - PI
Dissertação
Título
MATEMÁTICA EM RITMO DE MÚSICA E CORDEL: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS LUCIO JOAO LEAL BARROS
Resumo
Este Trabalho tem como objetivo analisar as contribuições e potencialidades da música e do cordel no ensino-aprendizagem de matemática com alunos da EJA de uma escola estadual na cidade de Jaicós-PI. E como objetivos específicos: apresentar a música e o cordel como ferramentas no ensino da matemática para o EJA; Explorar em sala de aula os variados estilos da literatura de cordel e da música como recursos didáticos para o ensino da matemática e verificar as contribuições destes artefatos da cultura brasileira na interação e aprendizagem dos alunos com a matemática na turma investigada. A EJA, por ser uma modalidade de ensino que tem como público-alvo aqueles alunos que não estudaram na idade certa, devido à falta de oportunidades ou por algum outro problema, tiveram que abandonar a escola, ou seja, são alunos que, às vezes têm dificuldades em assimilar os conteúdos, principalmente os de matemática. Paralelo a isso também está o desinteresse ou descrença na capacidade de aprender Matemática, por isso surgiu a necessidade de pensar em métodos inovadores que despertassem o interesse tornando o estudo da matemática mais prazeroso. A pesquisa se deu no âmbito de uma pesquisa-ação de caráter quanti e qualitativo, realizada em sala de aula, com os alunos da etapa V. A coleta de dados foi através de questionários, registros realizados durante as oficinas com músicas e cordéis. Na oficina de música foi trabalhado conteúdos como frações, medidas de comprimento e de volume como também realizado a construção de um instrumento musical usando garrafas e água. Na oficina de cordel foi explanado conteúdos matemáticos como medidas, a importância e a presença da matemática em nossas vidas e pequenas composições de estrofes de cordéis relacionadas à matemática. Os resultados apresentaram um engajamento significativo por arte dos alunos durante as aulas, confirmado nos depoimentos, bem como nos resultados em aprendizagem dos conteúdos ministrados.
[Download TCC]