MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: PAULO CARDOSO DANTAS

IFPI - Instituto Federal do Piauí - Floriano - PI

Dissertação

Título
DESAFIOS E EXPERIÊNCIAS DE DOCENTES AO ENSINAR PARA OS ALUNOS COM TDAH: O USO DOS JOGOS E MATERIAIS CONCRETOS COMO FERRAMENTA DE APOIO PARA A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NO ENSINO BÁSICO.
Resumo
O estudo apresenta como objetivo principal analisar as estratégias utilizadas por professores de Matemática das escolas públicas de Picos–PI para desenvolver a aprendizagem dos alunos com TDAH. A metodologia empregada neste estudo trata-se da pesquisa bibliográfica e de campo, de abordagem mista, qualitativa e quantitativa, caráter descritivo e exploratório. Com a pesquisa realizada, foi possível constatar que a utilização dos jogos quando são bem elaborados, incentivam os alunos a aprenderem os conteúdos matemáticos exigidos na aplicação deles, motivados pela curiosidade de compreender como funciona os jogos, aprender a jogar e assim vencer desafio, faz com que esses alunos aprendam de uma maneira mais rápida e divertida. Essa análise comparativa sugere que as estratégias implementadas aos alunos com TDAH em relação ao ensino de matemática foram eficientes e promoveram uma compreensão mais profunda do conteúdo por partes destes, o que é evidenciado pelo aumento nas notas. Assim, os resultados indicam a eficácia das abordagens adotadas, mas também destacam a capacidade dos alunos em recuperarem a aprendizagem com intervenções precisas. Destarte, o sucesso nos resultados do pós-teste reforça a importância de práticas pedagógicas adaptadas às necessidades individuais de cada aluno, contribuindo, assim, para o seu bom desempenho acadêmico.
[Download TCC]