Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: PAULO SERGIO BATISTA SOARES
IFPI - Instituto Federal do Piauí - Floriano - PI
Dissertação
Título
RESSIGNIFICANDO O ENSINO DE ESTATÍSTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM CONTEXTO INTERDISCIPLINAR
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo central investigar as contribuições dos estudos de casos interdisciplinares no ensino de Estatística na Educação Básica. E para isso buscamos identificar as dificuldades e lacunas existentes no aprendizado de estatística por parte dos alunos da educação básica; Avaliar o impacto das intervenções pedagógicas interdisciplinares no desempenho dos alunos em relação aos conceitos estatísticos e suas habilidades de análise e interpretação de dados; Analisar a percepção dos alunos e dos professores do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal da cidade de Itaueira – Piauí em relação às intervenções pedagógicas feitas nas oficinas em sala de aula. A investigação feita constitui-se numa pesquisa do tipo pesquisa-ação com abordagem quanti - qualitativa. Além disso, também possui caráter descritivo, buscando demonstrar novos comportamentos e atitudes dos alunos da educação básica em relação ao estudo de estatística. A coleta dos dados consistiu na utilização dos seguintes instrumentos: questionários aplicados aos alunos, denominados de pré e pós-teste, observação com registro dos alunos nas atividades propostas, diários de bordo relatando o desenvolvimento das oficinas de intervenção, a partir de estudos de casos. E para isso, utilizamos Metodologias Ativas e em especial, a Modelagem Matemática no ensino de conteúdo. Os trabalhos ocorreram em 17 encontros, divididos em 5 momentos. Os resultados apontaram no pré-teste um percentual de 32,7% de acertos, já no pós-teste os estudantes obtiveram 64,2% de acertos, mostrando um crescimento de 96,5% em relação ao pré-teste. A partir da execução das etapas da proposta e de análise do conteúdo, foi possível identificar algumas contribuições das intervenções planejadas e executadas em sala de aula no ensino de Matemática e a grande importância de implementar novas estratégias de ensino, diversificando a metodologia do professor e buscando uma aprendizagem significativa para os estudantes.
[Download TCC]