MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: GUILHERME RAMON GOMES PIRES ARANTES

UFCAT - Universidade Federal de Catalão - Catalão - GO

Dissertação

Título
CÓDIGOS DE BARRAS E CPF: APLICAÇÕES DE CONGRUÊNCIA MODULAR COM USO DE PLANILHAS ELETRÔNICAS NO ENSINO MÉDIO
Resumo
A congruência modular permite estabelecer propriedades com os restos da divisão entre números inteiros. Sua aplicabilidade pode ser verificada por meio da criptografia, em calendários e em sistemas de identificação de números, como o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e código de barras. O trabalho tem por finalidade investigar que impactos podem ser percebidos no conhecimento matemático de estudantes do Ensino Médio, na perspectiva da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a partir de uma sequência didática que explore aplicações de congruência modular. A pesquisa foi desenvolvida com cinquenta e quatro alunos do primeiro ano do Ensino Médio, em uma escola pública na cidade de Paracatu, estado de Minas Gerais (MG). A pesquisa é qualitativa do tipo exploratória, e adotou-se como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica, que resultou na elaboração de uma sequência didática, e o estudo de caso. A coleta dos dados ocorreu durante os meses de outubro e novembro de 2023 e se deu por meio de: anotações e documentos produzidos pelos estudantes, e registros do pesquisador no diário de campo. Os dados coletados foram analisados a partir da criação de eixos e categorias. A análise dos dados ocorreu em duas perspectivas, a primeira com o intuito de comparar as respostas produzidas, pelos estudantes e as respostas esperadas pelo pesquisador em cada uma das atividades da SD, nessa etapa quantificou-se as quantidades de acertos, erros e em branco em cada questão. A segunda perspectiva reside na produção de significados, analisou-se o comportamento da amostra por meio dos registros das atividades, além disso, verificou-se se houve o desenvolvimento das habilidades inerentes a BNCC. Finalizado o processo de análise dos dados obteve-se duas respostas para a pergunta norteadora, uma para cada perspectiva. Ao final, foram constatadas algumas dificuldades do estudante no processo de ensino- aprendizagem de matemática, a saber: efetuar a divisão de números inteiros, aplicar corretamente os critérios de divisibilidade, interpretar um problema matemático resolvendo-o corretamente, utilizar a simbologia matemática de forma adequada, apego a calculadora.
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