Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: LUCIVALDO JOSE DE ANDRADE PEREIRA
UFCG - Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - PB
Dissertação
Título
Grafos no Ensino Básico: da compreensão de tecnologias contemporâneas ao desenvolvimento socioemocional
Resumo
O presente trabalho tem a proposta de apresentar uma parte introdutória, mas significativamente consistente, da teoria dos grafos aos professores do Ensino Básico com finalidade de ser uma sugestão para a sala de aula de matemática, procurando acompanhar um pouco do dinamicismo imposto pelas transformações tecnológicas correntes. Com esse fim, realizamos uma pesquisa bibliográfica (livros, artigos e internet) resultante em um apanhado de conceitos introdutórios à teoria dos grafos, que consideramos suficientes para dar suporte ao desenvolvimento da sequência didática que propomos. Além do mais, exploramos a modelagem, de maneira simplificada, de alguns aplicativos e sites de redes sociais, por meio do uso de grafos, implementando com a ideia de algoritmos de recomendação. Buscamos assim promover um alerta aos estudantes, visto que, tais algoritmos cada vez mais influenciam no modo com o qual interagimos ao navegar. A ideia de tais algoritmos é introduzida a partir da apresentação de outros tipos de algoritmos, por exemplo, o Algoritmo de Dijkstra. Finalizamos com uma proposta de sequência didática, na qual alguns conceitos básicos sobre grafos são abordados e há um direcionamento para um diálogo sobre algoritmos de recomendação e navegação em aplicativos de redes sociais, o que consideramos uma tentativa de contribuição para o desenvolvimento socioemocional dos estudantes, pois, com isso, há a possibilidade do desenvolvimento da consciência crítica sobre si e os demais de seu grupo social.
[Download TCC]
Recurso Educacional 1
Título
Grafos: conhecendo a teoria, modelando tecnologias e desenvolvendo aspectos socioemocionais
Veículo
eduCAPES
Link
http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/870246
[Acesso externo]
[Download Recurso Educacional]