MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: FABIO GONCALVES DE OLIVEIRA

UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - RJ

Dissertação

Título
AGRUPAMENTO INTELIGENTE DE ESTUDANTES PARA INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS: REUTILIZANDO DADOS ADMINISTRATIVOS NA GESTÃO DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA
Resumo
O uso de dados administrativos é amplamente reconhecido como fundamental para embasar políticas públicas orientadas por evidências. Entretanto, no cotidiano escolar esses dados costumam ser subaproveitados, dificultando sua conversão em informações úteis para aprimorar a gestão e a qualidade do ensino. Este estudo examina como avaliações padronizadas e outros registros administrativos podem ser empregados de modo mais efetivo na identificação de lacunas de aprendizagem, no agrupamento estratégico de estudantes e na adequação de práticas pedagógicas, visando otimizar o uso dos recursos educacionais. A literatura indica que estratégias de agrupamento podem beneficiar tanto alunos com dificuldades quanto aqueles com desempenho superior, promovendo um ensino mais equitativo e eficiente. Contudo, as práticas de agrupamento são geralmente informais e raramente sistematizadas, o que limita seu potencial transformador. O resultado aqui apresentado consiste em um sistema — desenvolvido com Cursor AI em interação com o ChatGPT-4o — que, utilizando dados brutos de avaliações censitárias, possibilita o agrupamento de estudantes, a criação de mapas de assentos, planos de estudo individualizados e novas visualizações de dados. Além disso, oferece relatórios de desempenho em análises transversais e longitudinais, tanto em nível coletivo quanto individual. Espera-se, assim, auxiliar na tomada de decisões e agilizar iniciativas que exijam diferentes formas de agrupamento, contribuindo para a qualidade e a equidade educacional.
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