MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: JORGE LUIZ GOMES DOS SANTOS

UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - RJ

Dissertação

Título
Desmos, Geogebra e GXWeb: uma comparação entre três sistemas de geometria dinâmica
Resumo
Este trabalho analisa as vantagens e desvantagens de três sistemas de geometria dinâmica, para a utilização no ensino de matemática: Desmos, GeoGebra e GXWeb. Com o crescente uso de tecnologias digitais em salas de aula, é essencial entender como diferentes ferramentas podem influenciar o processo de aprendizagem. A análise comparativa considera critérios como usabilidade, funcionalidades disponíveis, acessibilidade, compatibilidade com diversos dispositivos e potencial pedagógico. O Desmos é destacado por sua interface intuitiva e fácil acesso online, tornando-se uma ferramenta ideal para iniciantes e para o ensino fundamental. O GeoGebra, conhecido por sua versatilidade e pela vasta gama de funcionalidades, é indicado para uma aplicação mais profunda em diversos níveis de ensino, incluindo o superior. Já o GXWeb se distingue por suas capacidades avançadas de programação, rápida conexão com a álgebra e com cálculos algébricos e pela dinâmica de restrições aplicadas aos objetos, sendo adequado tanto para explorações em sala de aula quanto para pesquisas e para momentos em que explorar conceitos matemáticos, de forma mais detalhada, é o objetivo maior. O estudo conclui que a escolha do software mais adequado depende das necessidades específicas do contexto educacional, dos objetivos pedagógicos e do perfil dos estudantes. E mais ainda, conclui-se que há espaço e momentos para a utilização de cada um dos três softwares.
[Download TCC]

Recurso Educacional 1

Título
GXWeb - Geometria Dinâmica de um jeito diferente
Veículo
eduCapes
Link
https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/922417      [Acesso externo]
[Download Recurso Educacional]