MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: LUCIANA TREVENZOLI DE OLIVEIRA

UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - RJ

Dissertação

Título
INVESTIGAÇÃO DOS FATORES QUE INFLUENCIAM A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA E UMA ANÁLISE DOS RESULTADOS OBTIDOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO
Resumo
Pensar nos baixos índices da aprendizagem no ensino da Matemática significa refletir sobre os desafios encontrados diariamente nas escolas. Compreender esse processo, suas necessidades e falhas, é cada vez mais urgente e necessário. Entender os números e olhar os estudantes por trás deles, levando em consideração seus problemas e necessidades, passa pela tentativa de quebrar um ciclo e conseguir, no futuro, que a aprendizagem Matemática seja mais prazerosa e produtiva, levando a melhores resultados nas escolas e na vida dos alunos. Dessa maneira, essa pesquisa tem como objetivo geral dialogar sobre os motivos pelos quais, os discentes, na maioria das vezes, enfrentam dificuldade na aprendizagem da Matemática e baixo rendimento nessa disciplina, identificando a relação existente entre os resultados alcançados nas avaliações e os desafios enfrentados por eles. A metodologia utilizada foi o levantamento de dados, através da aplicação de dois questionários, tendo como público-alvo os alunos do Ensino Fundamental II e docentes de uma escola pública da rede municipal do Rio de Janeiro. O tratamento das informações foi realizado através dos métodos de estatística descritiva e inferencial, com suporte dos softwares Excel e R, versão 4.3.3. A análise dos resultados evidenciou alguns fatores que impactam na aprendizagem dos estudantes, identificando que para a maioria deles, a matemática, da forma como ainda é ensinada, se torna uma disciplina muito fora da realidade de seu cotidiano, causando, assim, um distanciamento prejudicial ao aprendizado.
[Download TCC]