MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: ANTONIO RUAN BARBOSA DO NASCIMENTO

UFPA - Universidade Federal do Pará - Castanhal - PA

Dissertação

Título
Uma Proposta de Atividades Interativas para Introdução à Teoria dos Números
Resumo
Um conjunto de atividades interativas, organizadas como Sequências Didáticas, é apresen tado como introdução à Teoria dos Números. As páginas iniciais contextualizam os assuntos seguindo a metodologia Storytelling e se enquadrando como avaliação diagnóstica. A teoria é apresentada formalmente, mas sem demonstrações, seguida de exemplos e exercícios de fi xação, explorando as interatividades da Camada de Computação dos Desmos, que é a TDIC utilizada como ferramenta para a proposta. Diversos tópicos têm interpretação/aplicação geométrica (conversão de bases, MDC, TFA) ou calculadoras programadas para solução de tradicionais temas da teoria dos números (inteiros de Bezout, Equações Diofantinas, Con gruência e Simplificação de Congruência Linear, e Sistema de Congruências Lineares pelo Teorema Chinês do Resto), a fim de trazer ao discente ferramentas para teste de verifica ção de seus conhecimentos. Finalizando cada grupo vem uma avaliação final para registro do aprendizado do discente. Como todas as atividades usam a Classroom do Desmos, o ge renciamento e feedback ficam a cargo do docente usando o painel de controle (trazido por um pequeno tutorial em apêndice). E já que a plataforma Desmos permite copiar e editar atividades, este trabalho possibilita aos docentes fazerem uso das sequências da forma que julgarem mais adequada, mesmo com substituição/edição de páginas. As considerações finais apontam para uma visão de que a combinação destes recursos, constitui uma promissora alternativa metodológica para o enriquecimento do processo de ensino e aprendizagem, com potencial de aprimoramento da prática docente, inovação em processos avaliativos e incentivo ao protagonismo discente.
[Download TCC]