Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: DAVISON MACHADO MEDEIROS
UFPA - Universidade Federal do Pará - Castanhal - PA
Dissertação
Título
O TEOREMA DE PICK COMO RECURSO NO ENSINO DO CÁLCULO DE ÁREAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
O presente trabalho se propõe a aplicar o teorema de Pick no cálculo de Áreas de polígonos na educação básica, especificamente em turmas do sexto ano do ensino
fundamental. Pois, na maioria das vezes, o estudo de Áreas nas aulas de geometria é dada na forma de ensino tradicional, descontextualizada e mecânica com simples repetição e memorização das muitas fórmulas para calcular a Área de alguns polígonos: quadrado, retângulo, triângulo, etc... Para tanto usou-se como metodologia a
pesquisa bibliográfica num contexto de abordagem qualitativa, no intuito de aulas mais significativas e de responder às inquietações: De que modo o emprego do teorema de Pick pode contribuir como estratégia de ensino de Áreas? Que contribuições metodológicas o teorema de Pick apresenta para o estudo de Áreas? Para tal, passando por um breve histórico do conceito de Área, de Georg Alexander Pick, de polígonos, do teorema de Pick, de uma proposta pedagógica e aplicação dessa numa turma do sexto ano.
[Download TCC]