MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: PAULO DANILO DOS SANTOS SALDANHA

UFPA - Universidade Federal do Pará - Castanhal - PA

Dissertação

Título
O GeoGebra como ferramenta de auxílio no ensino de funções polinomiais do 2º grau na educação básica
Resumo
É perceptível a dificuldade encontrada pelos alunos do ensino médio no conteúdo de funções polinomiais do 1º grau. Quando se trata da função polinomial do 2º grau, essa dificuldade se agrava. Tal obstáculo persiste quando o foco é a construção dos gráficos das funções. Por outro lado, a utilização do software matemático GeoGebra pode facilitar a compreensão do conteúdo por meio da construção de gráficos, tornando mais evidente a razão pela qual a lei de formação da função é disposta de tal forma. O objetivo geral deste trabalho é analisar as vantagens da utilização do software GeoGebra como ferramenta de auxílio no ensino de funções quadráticas. A metodologia empregada será de natureza bibliográfica, qualitativa e quantitativa, e de campo, onde será aplicado um questionário a alunos do 1ž ano do ensino médio em uma escola da rede estadual de ensino em Açailândia-MA. Foram utilizados na pesquisa artigos, monografias e periódicos obtidos em bases de dados como SciELO e Google Acadêmico para a busca de uma literatura coerente que respalde o objetivo desta pesquisa. Em suma, por meio desta pesquisa de campo, observar-se-á a utilização e a relevância do software na melhoria do desempenho dos alunos no referido assunto, bem como a identificação das fragilidades docentes neste processo. Pode-se concluir, por meio do questionário aplicado, que a utilização do software GeoGebra tem o potencial de facilitar o processo de ensino aprendizagem e tornar as aulas sobre funções no ensino médio mais dinâmicas.
[Download TCC]