Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: FRANCISCO DE ASSIS DE OLIVEIRA ANDRADE
UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Natal - RN
Dissertação
Título
UMA PROPOSTA PEDAGOGICA PARA MELHORAR AAPRENDIZAGEM E OS RESULTADOS DO SIMAIS EM MATEMATICA
Resumo
O presente trabalho e uma dissertacao de mestrado apresentada a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, focada em melhorar a aprendizagem e os resultados do Sistema de Avaliacao da Educacao Basica do Rio Grande do Norte SIMAIS/RN em Matematica, na Escola Estadual Monsenhor Joaquim Honorio, localizada no municipio de Guamare RN. A pesquisa propoe uma intervencao pedagogica baseada em um planejamento integrador de aprendizagem para melhorar o desempenho dos alunos nas avaliacoes externas e resgatar o interesse pela Matematica. A Educacao Matematica enfrenta desafios significativos no contexto atual, onde a motivacao e o interesse dos alunos sao frequentemente afetados por metodos de ensino tradicionais e desatualizados. O trabalho em questao aborda essa realidade com uma proposta pedagogica destinada a revitalizar o ensino de Matematica na Escola Estadual Monsenhor Joaquim Honorio, com foco especial nos resultados do SIMAIS/RN. A pesquisa identifica a necessidade de uma intervencao pedagogica que va alem do curriculo padrao, incorporando metodologias ativas de aprendizagem para engajar os alunos de maneira mais eficaz. O estudo adota uma abordagem mista, combinando analise quantitativa e qualitativa para avaliar o impacto das estrategias implementadas. Os resultados discutidos revelam um aumento significativo no desempenho dos alunos nas avaliacoes do SIMAIS/RN apos se concretizar a intervencao pedagogica. Alem disso, observou-se um aumento no interesse dos alunos pela Matematica, indicado por uma maior participacao nas atividades propostas e um feedback positivo. A intervencao sugerida demonstrou ser uma estrategia adequada para melhorar nao apenas os resultados academicos, mas tambem para resgatar o interesse dos alunos pela disciplina.
[Download TCC]