Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: CAROLINE DA SILVA ARAUJO
UFF - Universidade Federal Fluminense - Niterói - RJ
Dissertação
Título
UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA COM O ENSINO DE POLÍGONOS PARA O 8º ANO DA EJA
Resumo
O ensino da Geometria tem enfrentado diversos obstáculos nos últimos anos e as pesquisas têm apontado uma variedade de causas para este problema. Em uma outra direção, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) também tem desafiado os educadores na busca por uma aprendizagem mais coerente com a realidade dos estudantes que não tiveram a oportunidade de cursar a Educação Básica na idade adequada. Neste trabalho, abordaremos brevemente a problemática do ensino da Geometria, assim como um histórico sobre a EJA no Brasil. Além disso, apresentaremos uma sequência didática para o ensino de polígonos para estudantes do 8o Ano do Ensino Fundamental Anos Finais da EJA que foi construída à luz do Modelo de Van Hiele e fazendo uso de materiais concretos manipuláveis. A sequência didática foi experimentada em duas turmas de 8o Ano de EJA e seus resultados apresentados nesta dissertação.
[Download TCC]