Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: MARCUS VINICIUS CARVALHO FLORIANO
UFF - Universidade Federal Fluminense - Niterói - RJ
Dissertação
Título
GEOGEBRA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO DE PROBLEMAS DE OTIMIZAÇÃO
Resumo
A dinâmica evolutiva do cenário educacional demanda a adoção de abordagens inovadoras para aprimorar e tornar mais atrativo o processo de ensino e aprendizagem da matemática. Um exemplo dessas abordagens é a resolução de problemas contextualizados de otimização. No entanto, muitos desses problemas são tradicionalmente abordados por meio das regras de derivação, ultrapassando o escopo do currículo da Educação Básica.
Nesse contexto, esta dissertação busca integrar a utilização do software GeoGebra como uma alternativa às regras de derivação na resolução desses problemas no âmbito da Educação Básica. O objetivo desta pesquisa é investigar a eficácia dessa abordagem por meio da análise de um estudo de caso, envolvendo alunos do 9o ano do Ensino Fundamental e 1o ano do Ensino Médio da rede pública de ensino. A pesquisa abrange o desenvolvimento de atividades, resoluções algébricas e iterativas, além de planos de aula.
A partir das experiências adquiridas com a aplicação das atividades e dos feedbacks dos alunos, são elaboradas atividades aprimoradas com o intuito de auxiliar estudantes e professores a superar as dificuldades observadas durante a pesquisa, proporcionando um material de qualidade para aqueles interessados nessa abordagem metodológica. Assim, este estudo pretende contribuir de maneira significativa para um ensino de matemática mais atraente e alinhado com as demandas do mundo contemporâneo.
[Download TCC]