Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ANA CRISTINA DE OLIVEIRA SILVA
UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro - São Gonçalo - RJ
Dissertação
Título
Vivenciando a Economia Doméstica por meio da Proporcionalidade no Ensino Fundamental
Resumo
Esta dissertação apresenta uma pesquisa que integra Educação Financeira com foco no ensino
da Proporcionalidade, incentivando o consumo consciente através de práticas sustentáveis. Ela
foi inspirada pela experiência profissional da autora, que percebeu a dificuldade dos alunos em
contextualizarem conhecimentos matemáticos em seu cotidiano, como os relacionados a
finanças. Realizamos uma atividade com uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental, que se
propôs a ser dinâmica e interdisciplinar, envolvendo o desenvolvimento de uma consciência
ecológica na gestão de recursos financeiros, também, discutindo práticas sustentáveis – nosso
produto educacional resultante da pesquisa. O nosso objetivo específico é contribuir para a
formação dos discentes em cidadãos críticos e conscientes que tenham a capacidade de auxiliar
suas famílias a administrarem suas finanças, além de desenvolverem práticas sustentáveis
através de atitudes simples com a ajuda do conhecimento sobre Proporcionalidade. Utilizamos
uma metodologia qualitativa guiada pela pesquisa-ação e pelo estudo de caso. Nossos
resultados apontaram para os possíveis efeitos da integração do ensino da Educação Financeira
com práticas sustentáveis, tal qual a sensibilização acerca do consumo consciente e
sustentabilidade, como algo que precisaria estar mais presente nos currículos escolares atuais,
pois fomenta reflexões sobre as maneiras de se viver no mundo.
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Recurso Educacional 1
Título
Atividade com 8º ano do Ensino Fundamental: Vivenciando a Economia Doméstica através do uso da Proporcionalidade
Veículo
EDUCAPES
Link
http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921571
[Acesso externo]
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