Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: AURENILSON DE MATOS LIMA
UFVJM - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Teófilo Otoni - MG
Dissertação
Título
A MODELAGEM COMO MÉTODO DE ENSINO E UMA PROPOSTA DE PROBLEMAS REAIS POR MEIO DE AJUSTE DE CURVAS
Resumo
Nesta dissertação, a Modelagem Matemática foi apresentada como uma proposta alternativa
de ensino para conteúdos matemáticos do Ensino Médio, com o objetivo de possibilitar ao
aluno o protagonismo no processo de ensino e aprendizagem. Foram feitas breves
considerações históricas, além de apresentadas algumas possibilidades de utilizar a
modelagem em sala de aula, discriminando concepções e estratégias de pesquisadores da
Educação Matemática. A revisão literária sobre a modelagem evidencia sua importância como
recurso no ensino da Matemática, pois permite aos estudantes aprender conteúdos
matemáticos a partir de fenômenos e problemas reais. A teoria do ajuste de curvas foi
abordada, utilizando o método dos Mínimos Quadrados no estudo das funções polinomiais e
exponenciais, com ênfase na construção de modelos lineares simples, polinomiais,
exponenciais e logísticos, sendo este último desenvolvido por meio do método de Ford
Walford. Além disso, foram sugeridas duas atividades em que os alunos poderão aplicar o
ajuste de curva na construção de modelos matemáticos, reconhecendo a importância da
Matemática como meio para levantar hipóteses a partir de sua experiência e vivência, além
de interagir com problemas reais e sociais.
[Download TCC]