MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: AURENILSON DE MATOS LIMA

UFVJM - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Teófilo Otoni - MG

Dissertação

Título
A MODELAGEM COMO MÉTODO DE ENSINO E UMA PROPOSTA DE PROBLEMAS REAIS POR MEIO DE AJUSTE DE CURVAS
Resumo
Nesta dissertação, a Modelagem Matemática foi apresentada como uma proposta alternativa de ensino para conteúdos matemáticos do Ensino Médio, com o objetivo de possibilitar ao aluno o protagonismo no processo de ensino e aprendizagem. Foram feitas breves considerações históricas, além de apresentadas algumas possibilidades de utilizar a modelagem em sala de aula, discriminando concepções e estratégias de pesquisadores da Educação Matemática. A revisão literária sobre a modelagem evidencia sua importância como recurso no ensino da Matemática, pois permite aos estudantes aprender conteúdos matemáticos a partir de fenômenos e problemas reais. A teoria do ajuste de curvas foi abordada, utilizando o método dos Mínimos Quadrados no estudo das funções polinomiais e exponenciais, com ênfase na construção de modelos lineares simples, polinomiais, exponenciais e logísticos, sendo este último desenvolvido por meio do método de Ford Walford. Além disso, foram sugeridas duas atividades em que os alunos poderão aplicar o ajuste de curva na construção de modelos matemáticos, reconhecendo a importância da Matemática como meio para levantar hipóteses a partir de sua experiência e vivência, além de interagir com problemas reais e sociais.
[Download TCC]