MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: KATHARINA TAMEIRAO BAUR

UFVJM - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Teófilo Otoni - MG

Dissertação

Título
CHATGPT E O ENSINO DA MATEMÁTICA: Crenças dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental
Resumo
Esta dissertação teve como objetivo investigar a percepção dos professores dos anos iniciais de uma escola de Teófilo Otoni – MG sobre a utilização do ChatGPT para o ensino de matemática. Na atualidade as tecnologias digitais vêm ganhado espaço e destaque socialmente, nas casas e no trabalho. Entretanto, nas escolas públicas brasileiras as tecnologias digitais ainda não são tão presentes: dificuldades técnicas, falta de recursos e falta de profissionais capacitados são ainda problemas que persistem nesse cenário. Assim, estudar a cultura digital entre os docentes, ou seja, como eles se relacionam com esta tecnologia, influenciando a criação de conteúdo pedagógico matemático torna-se um caminho frutífero para pesquisas. Para contribuir com as transformações tecnológicas na Educação, este trabalho se propõe a responder a seguinte questão: Quais as crenças dos professores dos anos iniciais sobre a utilização do ChatGPT para o ensino da Matemática? Buscando responder essa questão a pesquisa foi desenvolvida em dois momentos: 1) a realização de um grupo focal com professores que atuam nas séries iniciais de uma escola pública de Teófilo Otoni/MG; e, 2) oficina exploratória com o CHATGPT de formação inicial com esses mesmos professores. Os dados foram coletados através de gravações de voz, questionários e anotações no caderno de bordo, tabulados, categorizados e estudados a partir da análise qualitativa. Os resultados indicam que, embora os professores apresentem interesse em utilizar novas tecnologias na sala de aula, ainda existem empecilhos relacionados à falta de recursos e capacitações contextualizadas e de qualidade. Observa-se também o estranhamento deles com relação ao ensino e aprendizagem da matemática. Nota-se a compreensão dos paradigmas enfrentados pelos pedagogos em relação a implantação de tecnologias no ensino/aprendizagem da matemática, apresentando ideias que podem auxiliar no desenvolvimento de estratégias educacionais mais eficazes para esse nível de ensino.
[Download TCC]