Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: KATHARINA TAMEIRAO BAUR
UFVJM - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Teófilo Otoni - MG
Dissertação
Título
CHATGPT E O ENSINO DA MATEMÁTICA: Crenças dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental
Resumo
Esta dissertação teve como objetivo investigar a percepção dos professores dos anos iniciais
de uma escola de Teófilo Otoni – MG sobre a utilização do ChatGPT para o ensino de
matemática. Na atualidade as tecnologias digitais vêm ganhado espaço e destaque
socialmente, nas casas e no trabalho. Entretanto, nas escolas públicas brasileiras as
tecnologias digitais ainda não são tão presentes: dificuldades técnicas, falta de recursos e falta
de profissionais capacitados são ainda problemas que persistem nesse cenário. Assim, estudar
a cultura digital entre os docentes, ou seja, como eles se relacionam com esta tecnologia,
influenciando a criação de conteúdo pedagógico matemático torna-se um caminho frutífero
para pesquisas. Para contribuir com as transformações tecnológicas na Educação, este
trabalho se propõe a responder a seguinte questão: Quais as crenças dos professores dos anos
iniciais sobre a utilização do ChatGPT para o ensino da Matemática? Buscando responder essa
questão a pesquisa foi desenvolvida em dois momentos: 1) a realização de um grupo focal
com professores que atuam nas séries iniciais de uma escola pública de Teófilo Otoni/MG; e,
2) oficina exploratória com o CHATGPT de formação inicial com esses mesmos professores. Os
dados foram coletados através de gravações de voz, questionários e anotações no caderno de
bordo, tabulados, categorizados e estudados a partir da análise qualitativa. Os resultados
indicam que, embora os professores apresentem interesse em utilizar novas tecnologias na
sala de aula, ainda existem empecilhos relacionados à falta de recursos e capacitações
contextualizadas e de qualidade. Observa-se também o estranhamento deles com relação ao
ensino e aprendizagem da matemática. Nota-se a compreensão dos paradigmas enfrentados
pelos pedagogos em relação a implantação de tecnologias no ensino/aprendizagem da
matemática, apresentando ideias que podem auxiliar no desenvolvimento de estratégias
educacionais mais eficazes para esse nível de ensino.
[Download TCC]