MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: PAULA ALVES DUQUE NASCIMENTO

UFVJM - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Teófilo Otoni - MG

Dissertação

Título
Metodologias Ativas e Scratch: proposta de uma Sequência Didática para o ensino de Geometria
Resumo
Com a Revolução Técnico-Científica-Informacional, em meados do século XX, a informação e o conhecimento assumiram papéis centrais na sociedade, impactando diretamente o sistema de ensino tradicional. As aulas expositivas com ausência de recursos digitais e metodologias de ensino tradicionais limitam a aprendizagem devido à falta de interação entre o estudante e o objeto de estudo. Torna-se necessário o uso de recursos tecnológicos e metodologias ativas de ensino que promovam a criatividade e o protagonismo juvenil. Mediante essa problemática, uma pesquisa aplicada, com foco em desenvolvimento, foi desenvolvida com o objetivo final de criar um material de apoio didático na forma de sequência didática, com o uso de metodologias ativas e do software Scratch, para o ensino de conteúdos de geometria identificados em defasagem de aprendizagem nos estudantes de determinada escola pública de Minas Gerais através da avaliação diagnóstica aplicada todo início de ano pelo SIMAVE. A sequência didática foi elaborada em etapas de modo que o estudante consiga retomar conteúdos importantes e desenvolver habilidades não consolidadas anteriormente. Com um software e métodos de ensino atrativos é possível estimular o estudante a ser mais criativo, crítico, desenvolver autonomia e ser protagonista da construção do seu conhecimento. Os resultados da observação foram positivos e estimulantes, demonstrando um novo perfil de estudante, mais entusiasmado e disponível para o aprendizado.
[Download TCC]