MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: ANTONIO DE ALENCAR COSTA SILVA

UFPI - Universidade Federal do Piauí - Teresina - PI

Dissertação

Título
Estudo de caso sobre análise de rendimento acadêmico: Uma abordagem multivariada.
Resumo
O compromisso de universalizar a educação básica tem colocado o Brasil na implementação de metas desde 1990 e a partir daí o INEP tem sido responsável por avaliações e aprimoramentos de métricas para esses testes de forma que o citado objetivo seja alcançado. O índice do SAEB por ser um número que pode ser individualizado para a escola, o município, o estado, o Brasil e por trazer informações da comunidade escolar de ordem intelectual, social, econômica, entre outras, permite comparações entre as várias unidades do sistema educacional de mesma natureza de maneira a se replicar as melhores práticas, adaptá-las de acordo com a comunidade e abandonar as menos eficazes. Essas informações, muitas não perceptíveis pelo professor, e mais do campo de visão do trabalho árduo da gestão, podem influenciar o rendimento acadêmico. Este trabalho é uma proposta de metodologia para auxiliar o gestor na tomada de decisão para a construção de mecanismos de apoio ao estudante que vão além dos aspectos intelectuais. A metodologia K-means possibilitou explicar a variabilidade das notas para as turmas analisadas, identificou a formação de um número reduzido de estudantes que necessitam de acompanhamento educacional com o propósito de melhoria da vida acadêmica, permitiu observar a presença de pequenos grupos de notas que influenciaram positivamente na média geral da turma. Assim, com a utilização da metodologia e diante das avaliações institucionais os profissionais envolvidos no processo de ensino e aprendizagem poderão tomar decisões acertadas com relação à melhoria dos índices da instituição da qual fazem parte e direcionar as melhores ações no sentido de maximizar os índices avaliativos da instituição em favor do bem-estar dos estudantes.
[Download TCC]