Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ATILA QUIRINO BARBOSA
UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - Seropédica - RJ
Dissertação
Título
O DESAFIO DE ENSINAR FUNÇÃO ATRAVÉS DO APLICATIVO GEOGEBRA PARA O ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DO SMARTPHONE
Resumo
A dissertação \"O Desafio de Ensinar Função Através do Aplicativo GeoGebra para o Ensino Médio através do Smartphone\" aborda a importância do ensino de função no Ensino Médio e propõe o uso do aplicativo GeoGebra como uma ferramenta de apoio. O uso de smartphones se tornou comum na vida dos estudantes, e os professores podem explorar as oportunidades que as tecnologias oferecem para aprimorar a educação. O estudo visa descobrir se é possível motivar os alunos nesse tema, promovendo uma abordagem mais interativa e estimulante. Serão aplicados aos sujeitos de pesquisa (alunos do 2o ano do ensino médio do CIEP 396 Luiz Peixoto), exercícios que exploram os conceitos fundamentais de função e suas abordagens tradicionais de ensino, assim como a apresentação e uma introdução das principais funções e ferramentas disponíveis no aplicativo GeoGebra. A dissertação destaca também a importância do uso de tecnologias no ensino de Matemática e apresenta o aplicativo GeoGebra que tem se destacado como uma ferramenta poderosa para ensinar matemática, especialmente funções e gráficos. O trabalho também discute os resultados obtidos com a aplicação da proposta, destacando os desafios e oportunidades proporcionados pelo uso do GeoGebra. Uma avaliação final será feita pós a aplicação dos exercícios e através de um questionário, onde poderemos observar como foi o engajamento, desempenho e motivação dos alunos. Sendo assim poderemos avaliar os impactos da proposta no aprendizado dos estudantes, deixando contribuições e recomendações para futuras pesquisas e práticas educacionais no ensino de função. Portanto, poderemos oferecer uma abordagem inovadora e eficiente para o ensino de função, visando melhorar o aprendizado dos alunos no Ensino Médio.
[Download TCC]