MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: DANIEL PEREIRA

UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - Seropédica - RJ

Dissertação

Título
Matemágica e jogos interativos motivacionais como princípios norteadores no processo de ensino e aprendizagem da educação básica
Resumo
Esta pesquisa descreve truques matemáticos bem como a importância dos jogos e ativi- dades lúdicas como metodologia motivacional e facilitadora no processo de ensino e aprendi- zagem, com foco na educação básica. Nesse trabalho são apresentadas teorias da aprendizagem que descrevem diferentes fases do desenvolvimento cognitivo do indivíduo. Como metodologia dessa pesquisa a exposição dessas teorias ocorre através do diálogo com autores que destacam a importância dessas atividades no processo de aprendizagem. Sabe-se que os desafios enfren- tados na educação básica como falta de motivação e interesse pelo conhecimento matemático são enormes. Diante disso, a dissertação se propõe a construir sequências didáticas envolvendo quatro truques aritméticos, esses truques que são chamados de “matemágicas”. Essas matemá- gicas destacam conteúdos matemáticos fundamentais que podem ser explorados pelo professor. O pleno exercício da cidadania está intrinsecamente ligado a educação. Desta maneira a busca por atividades motivacionais e estimulantes que despertem a curiosidade do aluno deve ser uma prática frequente no processo de ensino. Dentre os teóricos referenciados destacam-se Ferro e Paixão (2017), Oliveira (2008), Santos e Almeida (2018) e Tapia e Fita (2015). Na aplicação dessa pesquisa foi possível verificar que as atividades lúdicas são importante metodologias que podem contribuir para maior motivação e interesse dos discentes durante as aulas. Portanto, considerar a importância de metodologias lúdicas e seu possível impacto na promoção de uma aprendizagem eficiente é essencial para a melhoria da qualidade da educação.
[Download TCC]