MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: TAFFAREL DA SILVA MENDES

UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - Seropédica - RJ

Dissertação

Título
Reeducação financeira: Implementação do pensamento crítico visando a desmistificação do dinheiro no orçamento familiar com estudantes do 8º ano do ensino fundamental em uma escola pública de Queimados (RJ)
Resumo
Este trabalho de pesquisa visa analisar o uso do pensamento crítico em estimativas de orçamento familiar por estudantes do 8º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Queimados (RJ). São objetivos específicos: (1) investigar o uso do pensamento crítico pelos alunos participantes em situações de estimativas de orçamento familiar; (2) desenvolver um jogo didático sobre o tema abordado; e (3) classificar a aptidão para o pensamento crítico desses estudantes em matemática financeira. A metodologia é definida como aplicada, qualitativa, exploratória e etnometodológica. Há a criação e a aplicação de um produto educacional - um jogo didático - que simula os gastos com supermercado, abrangendo a incidência da reduflação, de acréscimos e descontos nos preços, de maneira lúdica. O referencial teórico inclui a LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional –, e as competências definidas pela BNCC – Base Nacional Comum Curricular. A análise dos dados foi feita considerando o raciocínio crític
[Download TCC]