Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: TAFFAREL DA SILVA MENDES
UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - Seropédica - RJ
Dissertação
Título
Reeducação financeira: Implementação do pensamento crítico visando a desmistificação do dinheiro no orçamento familiar com estudantes do 8º ano do ensino fundamental em uma escola pública de Queimados (RJ)
Resumo
Este trabalho de pesquisa visa analisar o uso do pensamento crítico em estimativas
de orçamento familiar por estudantes do 8º ano do ensino fundamental de uma
escola pública de Queimados (RJ). São objetivos específicos: (1) investigar o uso do
pensamento crítico pelos alunos participantes em situações de estimativas de
orçamento familiar; (2) desenvolver um jogo didático sobre o tema abordado; e (3)
classificar a aptidão para o pensamento crítico desses estudantes em matemática
financeira. A metodologia é definida como aplicada, qualitativa, exploratória e
etnometodológica. Há a criação e a aplicação de um produto educacional - um jogo
didático - que simula os gastos com supermercado, abrangendo a incidência da
reduflação, de acréscimos e descontos nos preços, de maneira lúdica. O referencial
teórico inclui a LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional –, e as
competências definidas pela BNCC – Base Nacional Comum Curricular. A análise
dos dados foi feita considerando o raciocínio crític
[Download TCC]