Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: LUCAS MEIRELES PEREIRA
UFJ - Universidade Federal de Jataí - Jataí - GO
Dissertação
Título
A MATEMÁTICA POR TRÁS DE INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS DO TIPO CHATBOT
Resumo
É notável que atravessamos um período de entusiasmos acerca dos potenciais da inteligência
artificial (IA), haja visto a vasta gama de aplicações nas mais diversas áreas do conhecimento
humano. Além disso, recentemente tem ganhado notoriedade na mídia, em especial chatbots,
do tipo Generative Pre-Training Transformer (GPT), voltado para a elaboração de diálogos
e textos. É importante ressaltar que as IAs necessitam de poder computacional, ao qual
em sua linguagem mais básica é mantida por impulsos elétricos (Sequências de zeros e
uns), o que implica que a existência de Inteligências Artificiais está atrelada a matemática
desde às operações mais básicas. Além do mais, o próprio aprendizado de uma rede
neural é envolto em probabilidade, álgebra linear, algoritmos, além de envolver áreas como
estatística e ciência da computação, o que justifica uma busca pela compreensão de quais
suportes matemáticos alicerçam uma rede neural. Assim, este trabalho busca entender a
matemática por trás de inteligências artificiais do tipo chatbot, além de buscar tópicos
compatíveis com a matemática básica do ensino médio, de acordo com a Base Nacional
Curricular e contribuir com o acervo de dissertações do PROFMAT, onde trabalhos desta
área ainda são escassos. A pesquisa teve cunho bibliográfico por meio de dissertações, teses,
artigos, livros e páginas especializadas, utilizando autores como BOLDRINE, J. L. (1980),
HEFEZ, A.; FERNANDEZ, C. S(2016), SHOKRANIAN, S. (2009) e STEINBRUCH,
A.; WINTERLE, P. (1995), FELISBINO, R. (2012), SILVA, M. P.(2010), COZMAN, et
al(2021), SILVA, M. P. (2010) e DASARADH, S.(2020). Para alcançarmos o objetivo,
foi desenvolvido em linguagem Python, um código de rede neural simples, baseado no
modelo “Saco de palavras” por meio do Google Colaboratory, com a função de classificar
afirmações de geometria, código este que utilizamos de referência para uma análise linha a
linha, com o intuito de descobrir a finalidade e a matemática por detrás de cada processo.
Ao fim, foi possível localizar tópicos compatíveis com a matriz curricular do ensino médio,
como funções de primeiro grau, funções de segundo grau, funções exponenciais, funções
logarítmicas e linguagem de programação. Além disso, como produto dessa pesquisa, foi
realizada uma sequência didática, ao qual um professor regente pode aplicar com seus
estudantes.
[Download TCC]
Recurso Educacional 1
Título
SEQUÊNCIA DIDÁTICA: A MATEMÁTICA POR TRÁS DAS INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS DO TIPO CHATBOT
Veículo
Educapes
Link
http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918596
[Acesso externo]
[Download Recurso Educacional]