MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: LUCAS MEIRELES PEREIRA

UFJ - Universidade Federal de Jataí - Jataí - GO

Dissertação

Título
A MATEMÁTICA POR TRÁS DE INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS DO TIPO CHATBOT
Resumo
É notável que atravessamos um período de entusiasmos acerca dos potenciais da inteligência artificial (IA), haja visto a vasta gama de aplicações nas mais diversas áreas do conhecimento humano. Além disso, recentemente tem ganhado notoriedade na mídia, em especial chatbots, do tipo Generative Pre-Training Transformer (GPT), voltado para a elaboração de diálogos e textos. É importante ressaltar que as IAs necessitam de poder computacional, ao qual em sua linguagem mais básica é mantida por impulsos elétricos (Sequências de zeros e uns), o que implica que a existência de Inteligências Artificiais está atrelada a matemática desde às operações mais básicas. Além do mais, o próprio aprendizado de uma rede neural é envolto em probabilidade, álgebra linear, algoritmos, além de envolver áreas como estatística e ciência da computação, o que justifica uma busca pela compreensão de quais suportes matemáticos alicerçam uma rede neural. Assim, este trabalho busca entender a matemática por trás de inteligências artificiais do tipo chatbot, além de buscar tópicos compatíveis com a matemática básica do ensino médio, de acordo com a Base Nacional Curricular e contribuir com o acervo de dissertações do PROFMAT, onde trabalhos desta área ainda são escassos. A pesquisa teve cunho bibliográfico por meio de dissertações, teses, artigos, livros e páginas especializadas, utilizando autores como BOLDRINE, J. L. (1980), HEFEZ, A.; FERNANDEZ, C. S(2016), SHOKRANIAN, S. (2009) e STEINBRUCH, A.; WINTERLE, P. (1995), FELISBINO, R. (2012), SILVA, M. P.(2010), COZMAN, et al(2021), SILVA, M. P. (2010) e DASARADH, S.(2020). Para alcançarmos o objetivo, foi desenvolvido em linguagem Python, um código de rede neural simples, baseado no modelo “Saco de palavras” por meio do Google Colaboratory, com a função de classificar afirmações de geometria, código este que utilizamos de referência para uma análise linha a linha, com o intuito de descobrir a finalidade e a matemática por detrás de cada processo. Ao fim, foi possível localizar tópicos compatíveis com a matriz curricular do ensino médio, como funções de primeiro grau, funções de segundo grau, funções exponenciais, funções logarítmicas e linguagem de programação. Além disso, como produto dessa pesquisa, foi realizada uma sequência didática, ao qual um professor regente pode aplicar com seus estudantes.
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Recurso Educacional 1

Título
SEQUÊNCIA DIDÁTICA: A MATEMÁTICA POR TRÁS DAS INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS DO TIPO CHATBOT
Veículo
Educapes
Link
http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918596      [Acesso externo]
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