Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ALDNEY BARBOSA COUTO
UFG - Universidade Federal de Goiás - Goiânia - GO
Dissertação
Título
O USO DE APLICATIVOS NO ENSINO REMOTO ON-LINE DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: Uma revisão sistemática das dissertações do PROFMAT
Resumo
A Pandemia da COVID-19, doença causada pelo coronavírus, denominado SARS-CoV-2, impactou severamente o trabalho dos professores e professoras. A suspensão das aulas presenciais, como medida preventiva à disseminação do coronavírus, “empurrou” o profissional do magistério para o trabalho remoto on-line, onde a mediação do processo de ensino e aprendizagem deu-se, muitas vezes, pelo intermédio de softwares de aplicação, os “apps”. Com esta pesquisa investigamos e analisamos o trabalho docente realizado através do ensino remoto on-line pelo intermédio de softwares de aplicação e desenvolvido na área de matemática com estudantes do Ensino Médio durante a Pandemia da COVID-19. Para tanto, nossa pesquisa, cuja abordagem é qualitativa, com finalidade exploratória e delineamento bibliográfico e documental, apoiou-se na revisão sistemática das dissertações do PROFMAT produzidas nos anos de 2020, 2021 e 2022 que tratam sobre o uso de aplicativos no ensino remoto on-line da disciplina de matemática do Ensino Médio. A partir da coleta e análise dos dados, constatamos que os professores e professoras ao redor do Brasil mediaram o processo de ensino e aprendizagem principalmente através dos aplicativos Google Meet e WhatsApp, para a realização de aulas virtuais síncronas e compartilhamento de arquivos digitais. Contudo, as pesquisas também mostram uma variedade de outros aplicativos complementando o trabalho nas aulas remotas e ainda dão conta dos desafios e êxitos encontrados por esses docentes no trabalho com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), além de apontarem as iniciativas de apoio e regulamentação do trabalho docente durante o regime de aulas não presenciais
[Download TCC]