Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: BRUNO DOS SANTOS CARVALHO
UFG - Universidade Federal de Goiás - Goiânia - GO
Dissertação
Título
Conceitos de Lógica na Educação Básica por meio de Relés e Interruptores
Resumo
Este trabalho investiga como abordar conceitos de Lógica Matemática na Educação Básica e
a relevância desta abordagem, subsidiados por ampla revisão bibliográfica e pela experiência
do autor como docente na Educação Básica e discente no curso Técnico em Mecânica. A
pesquisa confirma a importância dos conceitos de Lógica na construção da sociedade ao
longo da história, manifestada no poder de elaboração e validação de argumentos e provas,
na evolução da computação e na evolução da automação industrial e mostra experiências
positivas de projetos análogos a este. A proposta oferece uma sequência didática que
explora a revolução industrial, a evolução dos computadores, a automação industrial, a
eletrônica e a Lógica presentes no acionamento de equipamentos elétricos e eletrônicos. Para
isso, faz-se uso de vídeos, textos, discussões orientadas e atividades práticas de simulação
da construção de circuitos eletrônicos utilizando o aplicativo Tinkercad, evidenciando a
aplicabilidade, o trabalho em grupo e a atividade prática. Propõe-se também um manual
de montagem e uso de um painel de componentes eletrônicos para construção dos circuitos
simulados na sequência didática, tendo como referência um painel de instrumentos elétricos
industriais, com as devidas adaptações didáticas e de segurança. A pesquisa também
contempla um panorama geral da evolução da indústria, dos mecanismos de acionamento
de máquinas e da automação da produção, bem como uma revisão geral de alguns conceitos
de Lógica Matemática presentes nos cursos superiores voltados para a ciência e tecnologia,
para subsidiar a fundamentação teórica do professor que desejar aplicar a proposta.
[Download TCC]