Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: DANIELY BERTO DOS SANTOS
UFG - Universidade Federal de Goiás - Goiânia - GO
Dissertação
Título
Explorando conceitos de números inteiros com Scratch
Resumo
Este estudo se propõe a investigar o uso do Scratch como uma ferramenta pedagógica para
aprimorar a compreensão de números inteiros no contexto do Ensino Fundamental. A motivação
para essa abordagem surge da necessidade de proporcionar apoio adicional e expandir o
aprendizado dos conceitos de números inteiros utilizando a programação. A pergunta central
que norteia este trabalho é: Como os alunos mobilizam suas aprendizagens sobre números
inteiros em situações de programação com o Scratch? Os objetivos incluem explorar a
plataforma Scratch como uma ferramenta para aumentar o interesse e a compreensão dos alunos
em relação aos números inteiros, além de promover a criação de jogos e animações utilizando
essa programação. A pesquisa foi conduzida com quinze estudantes do 7º ano de uma escola
pública em oficinas que adotaram uma abordagem metodológica qualitativa, fazendo uso de
observação participante, questionários, fotografias, registros das atividades e registros de campo
como instrumentos de coleta de dados. A análise de conteúdo foi empregada para examinar as
percepções e experiências dos estudantes em relação aos temas abordados. Os resultados
revelaram que a integração da programação com o Scratch contribuiu significativamente para
um melhor engajamento dos alunos, aumentando sua motivação e promovendo uma
compreensão mais sólida dos conceitos de números inteiros. Destaca-se também a importância
do papel do professor como mediador e facilitador durante o processo de aprendizagem,
ressaltando a necessidade de integrar tecnologias digitais de forma crítica e ética. Os referenciais
téoricos para fundamentação deste estudo foram baseados em Cysneiros (2000), Cysneiros
(1999), Libâneo (1998), Sancho (2006), quanto à metodologia Bogdan e Biklen (1994),
Fiorentini e Lorenzato (2006), Minayo (2007), Winques (2022) e quanto à análise dos dados em
Minayo (2007).
[Download TCC]
Recurso Educacional 1
Título
Guia Pedagógico Scratch
Veículo
Educapes
Link
http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747795
[Acesso externo]
[Download Recurso Educacional]