MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: DANIELY BERTO DOS SANTOS

UFG - Universidade Federal de Goiás - Goiânia - GO

Dissertação

Título
Explorando conceitos de números inteiros com Scratch
Resumo
Este estudo se propõe a investigar o uso do Scratch como uma ferramenta pedagógica para aprimorar a compreensão de números inteiros no contexto do Ensino Fundamental. A motivação para essa abordagem surge da necessidade de proporcionar apoio adicional e expandir o aprendizado dos conceitos de números inteiros utilizando a programação. A pergunta central que norteia este trabalho é: Como os alunos mobilizam suas aprendizagens sobre números inteiros em situações de programação com o Scratch? Os objetivos incluem explorar a plataforma Scratch como uma ferramenta para aumentar o interesse e a compreensão dos alunos em relação aos números inteiros, além de promover a criação de jogos e animações utilizando essa programação. A pesquisa foi conduzida com quinze estudantes do 7º ano de uma escola pública em oficinas que adotaram uma abordagem metodológica qualitativa, fazendo uso de observação participante, questionários, fotografias, registros das atividades e registros de campo como instrumentos de coleta de dados. A análise de conteúdo foi empregada para examinar as percepções e experiências dos estudantes em relação aos temas abordados. Os resultados revelaram que a integração da programação com o Scratch contribuiu significativamente para um melhor engajamento dos alunos, aumentando sua motivação e promovendo uma compreensão mais sólida dos conceitos de números inteiros. Destaca-se também a importância do papel do professor como mediador e facilitador durante o processo de aprendizagem, ressaltando a necessidade de integrar tecnologias digitais de forma crítica e ética. Os referenciais téoricos para fundamentação deste estudo foram baseados em Cysneiros (2000), Cysneiros (1999), Libâneo (1998), Sancho (2006), quanto à metodologia Bogdan e Biklen (1994), Fiorentini e Lorenzato (2006), Minayo (2007), Winques (2022) e quanto à análise dos dados em Minayo (2007).
[Download TCC]

Recurso Educacional 1

Título
Guia Pedagógico Scratch
Veículo
Educapes
Link
http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747795      [Acesso externo]
[Download Recurso Educacional]