MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: DIONYSIO PERRONE MACHADO

UFG - Universidade Federal de Goiás - Goiânia - GO

Dissertação

Título
Geometria euclidiana para alunos cegos: uma sequência didática inclusiva para ensinar conceitos elementares
Resumo
Esse trabalho traz uma proposta pedagógica para o ensino de conceitos elementares e de alguns axiomas geométricos euclidianos a alunos cegos. Por meio de uma sequência didática, baseada em Antoni Zabala (1985), desenvolvemos atividades que exploram a matemática e propiciam uma aprendizagem significativa para os educandos. Combinamos estratégias pedagógicas como o aprendizado cinestésico, o uso de recursos táteis e a audiodescrição. Partimos do referencial teórico, considerando o desenvolvimento da linguagem nas interações sociais e nas experiências com o meio proposto por Vygotsky. Para a sequência didática, questões prévias devem ser consideradas na elaboração das atividades a serem propostas para os alunos e que dão verdadeiro significado ao exercício do magistério. Realizamos revisão bibliográfica em materiais didáticos diversos – livros e artigos científicos, sites especializados em educação e propostas pedagógicas. Assim, esperamos com esta proposta pedagógica do ensino da geometria para o alunado dos cegos, contribuir e reforçar a hipótese de que a combinação de estratégias de ensino inclusivas é benéfica para todas as partes envolvidas: professores, alunos, educadores, comunidade escolar e sociedade.
[Download TCC]