Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: DIONYSIO PERRONE MACHADO
UFG - Universidade Federal de Goiás - Goiânia - GO
Dissertação
Título
Geometria euclidiana para alunos cegos: uma sequência didática inclusiva para ensinar conceitos elementares
Resumo
Esse trabalho traz uma proposta pedagógica para o ensino de conceitos elementares
e de alguns axiomas geométricos euclidianos a alunos cegos. Por meio de uma
sequência didática, baseada em Antoni Zabala (1985), desenvolvemos atividades
que exploram a matemática e propiciam uma aprendizagem significativa para os
educandos. Combinamos estratégias pedagógicas como o aprendizado cinestésico,
o uso de recursos táteis e a audiodescrição. Partimos do referencial teórico,
considerando o desenvolvimento da linguagem nas interações sociais e nas
experiências com o meio proposto por Vygotsky. Para a sequência didática, questões
prévias devem ser consideradas na elaboração das atividades a serem propostas
para os alunos e que dão verdadeiro significado ao exercício do magistério.
Realizamos revisão bibliográfica em materiais didáticos diversos – livros e artigos
científicos, sites especializados em educação e propostas pedagógicas. Assim,
esperamos com esta proposta pedagógica do ensino da geometria para o alunado
dos cegos, contribuir e reforçar a hipótese de que a combinação de estratégias de
ensino inclusivas é benéfica para todas as partes envolvidas: professores, alunos,
educadores, comunidade escolar e sociedade.
[Download TCC]