MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: IGOR REZENDE DE SOUZA

UFG - Universidade Federal de Goiás - Goiânia - GO

Dissertação

Título
Análise da formação Matemática no curso de pedagogia e a matemática a ser ensinada de acordo com a legislação: Uma proposta de curso usando a gamificação
Resumo
Neste trabalho procuramos compreender se a formação do pedagogo e a sua prática de ensino da matemática podem estar influenciando os altos índices de estudantes que terminam o ensino básico sem o devido conhecimento. Com isso, foram levantados os possíveis focos e apontando possíveis soluções para o problema. Em conversas informais com quem tem que ensinar Matemática e atua na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I, mas que não possuem formação em matemática, pode-se notar que a maioria não gosta e não domina os conteúdos de matemática. Além disso, analisamos as ementas e as grades curriculares dos cursos de pedagogia das universidades de Goiânia: Universidade Federal de Goiás (UFG), Pontifícia Universidade Católica de Goiás e Instituto Federal de Goiás (IFG), com o objetivo de verificar como se dá a formação acadêmica desses profissionais em relação aos conteúdos matemáticos. Ademais, foi analisado o Documento Curricular para Goiás (DCGO) referente aos conteúdos de matemática para a educação infantil e para o ensino fundamental - séries iniciais, a fim de verificar se existe relação entre a formação recebida pelo pedagogo e o que ele deve saber para poder ensinar. Nesse sentido, sugerimos ofertar um curso de formação continuada para esses profissionais, em formato híbrido: EAD/presencial estruturado sob uma ótica lúdica, utilizando a gamificação como base, além de plataformas que possibilitem uma interação e um aprendizado divertido, para que o curso fosse, de fato, algo atrativo para os participantes, utilizando as mesmas ferramentas que eles usam com seus estudantes para ensiná-los.
[Download TCC]

Recurso Educacional 1

Título
Curso de formação em matemática para professores usando gamificação do Duolingo Math
Veículo
Educapes
Link
http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/868302      [Acesso externo]
[Download Recurso Educacional]