Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ITAMAR DE CAMARGO JUNIOR
UFG - Universidade Federal de Goiás - Goiânia - GO
Dissertação
Título
FUNÇÕES NO ENSINO MÉDIO: uma abordagem conceitual e o uso de gamificação
Resumo
Neste trabalho apresentamos uma discussão a respeito da forma como o conceito de fun-
ção é abordado no Ensino Médio e discutimos possibilidades do ensino desse assunto por
meio de tarefas gamificadas, a fim de promover oportunidades de aprendizagem em Ma-
temática. É uma pesquisa qualitativa e classificada como aplicada por sua finalidade.
Trazemos um levantamento bibliográfico sobre funções e gamificação e como instrumen-
tos de pesquisa utilizamos dois questionários, aplicados a professores e estudantes da 1a
série do Ensino Médio, com o propósito de conhecer as suas percepções sobre o ensino-
aprendizagem do conceito de função, o caminho metodológico adotado pelos professores
e pelo livro didático, as principais dificuldades dos estudantes, e a visão dos envolvidos
em relação a novas abordagens no ensino e a gamificação. Elaboramos uma sequência
didática composta por avaliação diagnóstica, devolutiva, estudo dirigido, aulas teóricas,
com contextualização histórica e conceitos, e aula prática por meio de uma tarefa gami-
ficada elaborada na plataforma digital Scratch. Percebemos a importância do cuidado
com os conceitos e a relevância de metodologias que fortaleçam a aprendizagem e que
dão oportunidades promovendo ambientes favoráveis ao estudo de Matemática. Inferimos
que há potencialidade em utilizar as tecnologias digitais no ensino associadas ao rigor dos
conceitos, possibilitando um cenário promissor para o ensino de Matemática na Educação
Básica.
[Download TCC]