Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: JAIME MENDES DA CUNHA
UFG - Universidade Federal de Goiás - Goiânia - GO
Dissertação
Título
Robótica Educacional no Ensino de Matemática
Resumo
Com o avanço da tecnologia, a educação vem abrindo espaço para a inserção de novas
ferramentas para o processo de ensino aprendizagem. Contudo, a utilização de equipamentos e
softwares requer treinamento técnico do docente aliado ao desenvolvimento de metodologias
para aplicação dessas ferramentas no ensino do tópico abordado. Diante deste problema, este
trabalho objetiva discutir o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes através do uso da
robótica em sala de aula, para facilitar a aprendizagem de conteúdos de matemática. Neste
sentido, esta pesquisa propõe a investigação de práticas bem sucedidas do uso da robótica em
sala de aula, tanto no ensino Fundamental II quanto no Ensino Médio. A pesquisa utilizou-se
de uma revisão bibliográfica qualitativa, com recorte temporal de 10 anos, nas bases de dados
Scielo e Google Acadêmico. A pesquisa também explorou como a robótica pode promover a
aprendizagem colaborativa e a resolução de problemas em grupo, habilidades essenciais para o
desenvolvimento acadêmico e profissional dos estudantes. A robótica educacional mostrou-se
eficaz na promoção de um ambiente de aprendizado dinâmico e interativo, onde os alunos
podem experimentar, errar e aprender de maneira significativa. A pesquisa também destacou
desafios como a necessidade de formação continuada dos professores, a disponibilidade de
recursos tecnológicos e a resistência inicial de educadores e alunos. Este trabalho contribui para
o conhecimento sobre o uso da tecnologia na educação e oferece informações práticas para
educadores que desejam inovar suas práticas pedagógicas. Ao integrar a robótica educacional
no ensino da matemática, é possível transformar a percepção da disciplina, tornando-a mais
atrativa e acessível. A pesquisa conclui que, apesar dos desafios, a adoção da robótica
educacional pode revolucionar o ensino da matemática, promovendo uma aprendizagem
holística e adaptativa, alinhada com as demandas do século XXI.
[Download TCC]