Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: LUCIANO LOPES DE SOUSA
UFG - Universidade Federal de Goiás - Goiânia - GO
Dissertação
Título
Ensino de Geometria na Educação de Jovens e Adultos da zona rural: Uma Sequência Didática com Abordagem Exploratória e Tecnologias Digitais para o Estudo de Áreas e Perímetros.
Resumo
Esta dissertação apresenta um conjunto de sequências didáticas fundamentadas no Ensino
Exploratório, com o uso das tecnologias digitais GeoGebra e Google Earth. Essas ferramentas
foram utilizadas para oferecer uma abordagem acessível, respeitando as particularidades
linguísticas, o ritmo de aprendizagem e o contexto socioeconômico dos estudantes da EJA em
zonas rurais. A proposta visa enfrentar os desafios educacionais desse público, ao propor
alternativas para a melhoria do ensino de geometria e contribuir para a superação das barreiras de
aprendizagem frequentemente enfrentadas nessa modalidade de ensino. Planejada para conectar
os conceitos geométricos às vivências práticas dos alunos, a sequência didática busca facilitar a
compreensão e a aplicabilidade do conhecimento matemático. Assim, a abordagem transcende a
mera transmissão de conteúdo, priorizando práticas pedagógicas que promovam o protagonismo
dos estudantes, valorizem suas experiências de vida e estimulem uma aprendizagem ativa e
engajadora. Ao integrar tecnologias digitais e metodologias ativas, espera-se não apenas melhorar
os resultados de aprendizagem, mas também contribuir para uma educação mais inclusiva,
equitativa e transformadora.
[Download TCC]