MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: LUCIANO LOPES DE SOUSA

UFG - Universidade Federal de Goiás - Goiânia - GO

Dissertação

Título
Ensino de Geometria na Educação de Jovens e Adultos da zona rural: Uma Sequência Didática com Abordagem Exploratória e Tecnologias Digitais para o Estudo de Áreas e Perímetros.
Resumo
Esta dissertação apresenta um conjunto de sequências didáticas fundamentadas no Ensino Exploratório, com o uso das tecnologias digitais GeoGebra e Google Earth. Essas ferramentas foram utilizadas para oferecer uma abordagem acessível, respeitando as particularidades linguísticas, o ritmo de aprendizagem e o contexto socioeconômico dos estudantes da EJA em zonas rurais. A proposta visa enfrentar os desafios educacionais desse público, ao propor alternativas para a melhoria do ensino de geometria e contribuir para a superação das barreiras de aprendizagem frequentemente enfrentadas nessa modalidade de ensino. Planejada para conectar os conceitos geométricos às vivências práticas dos alunos, a sequência didática busca facilitar a compreensão e a aplicabilidade do conhecimento matemático. Assim, a abordagem transcende a mera transmissão de conteúdo, priorizando práticas pedagógicas que promovam o protagonismo dos estudantes, valorizem suas experiências de vida e estimulem uma aprendizagem ativa e engajadora. Ao integrar tecnologias digitais e metodologias ativas, espera-se não apenas melhorar os resultados de aprendizagem, mas também contribuir para uma educação mais inclusiva, equitativa e transformadora.
[Download TCC]