Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: MARCOS LUCIO RIBEIRO
UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Natal - RN
Dissertação
Título
Desempenho de estudantes no ENSINO PRESENCIAL vs ENSINO REMOTO
Resumo
A pandemia da COVID-19 acelerou a necessidade de adaptacao ao ensino remoto, revelando desafios significativos, como a falta de treinamento e a necessidade de integracao de novas tecnologias pelos professores. Este trabalho explora a eficacia de diferentes tipos de aulas de matematica, nas formas sincrona e assincrona, que, excetuando-se pelas aulas de forma presencial, foram amplamente utilizadas no periodo pandemico. Este trabalho focou em fazer a comparacao entre esses tipos de aula, que nas formas remotas foram viabilizadas por meio das seguintes plataformas: YouTube, Google Meet, Google forms e whatsapp. Os resultados foram obtidos, por meio de atividades avaliativas, enquetes, questionario e vasta pesquisa bibliografica, que permitiram uma visao geral panoramica das aulas aqui investigados. A analise das preferencias dos alunos mostrou uma clara preferencia pelas aulas presenciais, que proporcionam maior interacao e concentracao. No entanto, as aulas remotas, especialmente aquelas gravadas e disponibilizadas no YouTube, mostraram-se vantajosas em termos de flexibilidade, permitindo que os alunos revisassem o conteudo no seu proprio ritmo. Apesar disso, as aulas presenciais ainda demonstraram melhores resultados em termos de aprendizado e engajamento, principalmente devido a interacao direta entre professores e alunos. Os resultados indicam que, embora as tecnologias digitais oferecam oportunidades valiosas para enriquecer o ensino, elas ainda enfrentam desafios significativos, como a necessidade de melhor treinamento para os professores e a superacao de barreiras tecnicas. A dissertacao conclui que uma combinacao equilibrada entre aulas presenciais e digitais pode ser a chave para um ensino de matematica mais eficaz e adaptado as necessidades dos alunos na era digital. O desenvolvimento de guias praticos e a continuidade da pesquisa sao essenciais para maximizar o potencial dessas tecnologias na educacao.
[Download TCC]