MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: CARLA ADRIANA RIEGEL

UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso - Sinop - MT

Dissertação

Título
EXPLORANDO A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA COMO APOIO AOS DOCENTES DE MATEMÁTICA.
Resumo
Esta pesquisa explora o potencial do ChatGPT, uma ferramenta de Inteligência Artificial Generativa (IAG), como suporte para o planejamento pedagógico em Matemática nos anos finais do ensino fundamental. Com o avanço e a crescente popularização dos serviços de IAG, surge a necessidade de compreender como essa tecnologia emergente pode ser integrada ao contexto educacional de maneira eficaz e ética. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e exploratória, utilizando a Engenharia de Prompt para gerar e avaliar planos de aula de Matemática, além de investigar a aderência dessas propostas pedagógicas às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os objetivos específicos incluem um levantamento bibliográfico sobre o uso de IAG na educação matemática, a análise detalhada da interação com o ChatGPT, e a avaliação da eficácia dos materiais didáticos gerados. Diferentes versões do ChatGPT foram analisadas, evidenciando que a qualidade das respostas varia conforme a interação, o aprimoramento contínuo da ferramenta e a clareza dos prompts. A pesquisa revela que o ChatGPT não substitui o papel do professor, ele se destaca como uma ferramenta de apoio para sugerir atividades, práticas pedagógicas e jogos educativos, complementando o trabalho docente e enriquecendo o planejamento pedagógico. Foram analisadas diferentes versões do ChatGPT, evidenciando que a qualidade das respostas pode variar conforme a interação, o aprimoramento contínuo da ferramenta e a clareza do prompts. A pesquisa conclui que, quando utilizado de forma consciente e estratégica, o ChatGPT pode ser um valioso recurso de apoio para os professores de Matemática, oferecendo novas perspectivas para o ensino e facilitando a criação de materiais didáticos inovadores. Este estudo culmina na produção de um produto educacional, uma cartilha de boas práticas para o uso do ChatGPT por professores de Matemática, fornecendo orientações para a integração da IAG no processo educacional.
[Download TCC]

Recurso Educacional 1

Título
EXPLORANDO A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA COMO APOIO AOS DOCENTES DE MATEMÁTICA.
Veículo
Site do PROFMAT/UNEMAT
Link
https://sinop.unemat.br/faculdades/facet/stricto/profmat/produto-educacional      [Acesso externo]
[Download Recurso Educacional]