Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: GERALDO GABRIEL
UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso - Sinop - MT
Dissertação
Título
GEOMETRIA NO ENSINO MÉDIO: METODOLOGIAS ATIVAS - APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS
Resumo
Diante das dificuldades apresentadas por estudantes do Ensino Médio na aprendizagem de geometria, este trabalho apresenta uma intervenção pedagógica baseada em metodologias ativas e recursos tecnológicos. A pesquisa, realizada em uma escola estadual de Nova Mutum-MT, teve como objetivo principal desenvolver e implementar uma proposta didática que visasse aprimorar a compreensão dos alunos em relação a conceitos geométricos. Através de um diagnóstico inicial, foram identificadas as principais dificuldades dos estudantes, as quais serviram de base para a elaboração de atividades práticas utilizando o software GeoGebra e o Google Earth. A metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos foi adotada para estimular o trabalho colaborativo e a construção ativa do conhecimento. Os resultados indicaram que a abordagem proposta mostrou-se eficaz em promover a aprendizagem significativa e o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas em geometria. A participação em projetos práticos, como cálculos de áreas e volumes, estimulou o protagonismo dos alunos e contribuiu para uma mudança de postura em relação aos estudos.
[Download TCC]
Recurso Educacional 1
Título
TRABALHANDO GEOMETRIA COM PROJETOS - EXPERIÊNCIAS NO CONTEXTO DO ALUNO.
Veículo
Site do PROFMAT/UNEMAT
Link
https://sinop.unemat.br/faculdades/facet/stricto/profmat/produto-educacional
[Acesso externo]
[Download Recurso Educacional]